Futuro da Guiné-Bissau dependente das decisões da cimeira da CEDEAO

  • 01/12/2025

Uma delegação da CEDEAO reuniu-se hoje com o Alto Comando Militar que tomou o poder em 26 de novembro e, no final do encontro, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira, e o homólogo Timothy Mussa Kabba, da Serra Leoa, país que preside à organização, fizeram um balanço do encontro.

 

O diplomata guineense indicou que o Governo de transição e a CEDEAO vão continuar a trabalhar juntos e que os próximos passos dependerão da cimeira da CEDEAO.

"Foi definido um prazo de um ano para a transição, mas obviamente isso será submetido à conferencia de chefes de Estado e do Governo, no dia 14 de dezembro, e em função dessa decisão nós saberemos como fazer e como proceder", disse, em resposta a uma pergunta dos jornalistas.

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros, que tomou posse no sábado, disse ainda que do encontro de hoje "ficou muito claro que a CEDEAO não irá abandonar a Guiné-Bissau neste momento muito difícil" e que irão continuar a trabalhar em conjunto na procura de "uma solução o mais rapidamente possível para a restauração da ordem constitucional".

João Bernardo Vieira anunciou ainda que a delegação da CEDEAO "terá um encontro hoje com a CNE (Comissão Nacional de Eleições) e, em função disso, vão ter essa informação sobre os dados reais do processo eleitoral".

Sobre os detidos nos últimos dias, nomeadamente políticos da oposição, o diplomata confirmou a preocupação da CEDEAO sobre a libertação imediata, indicando que "o Alto Comando Militar comprometeu-se a encontrar as melhores soluções para que isso possa ser resolvido o quanto antes".

O ministro guineense e o homólogo da Serra Leoa consideraram a reunião de hoje "muito produtiva", durante a qual o Alto Comando Militar, como descreveram, "teve a oportunidade de explicar as razões que conduziram ao golpe de Estado e a CEDEAO mostrou-se disponível para continuar a trabalhar com a Guiné-Bissau".

O chefe da diplomacia da Serra Leoa reiterou o empenho conjunto na procura de um "acordo para fazer regressar o país à ordem constitucional, ao desenvolvimento e segurança e estabilidade da população da Guiné-Bissau".

A Guiné-Bissau está suspensa da CEDEAO, assim como de outra organização regional, a União Africana, consequência do golpe de Estado em 26 de novembro, quando um Alto Comando Militar tomou o poder, destituiu o Presidente Umaro Sissoco Embaló, que deixou o país, e suspendeu o processo eleitoral.

As eleições gerais, presidenciais e legislativas, tinham decorrido sem incidentes em 23 de novembro e, um dia depois, o candidato da oposição, apoiado pelo histórico partido PAIGC, excluído das eleições, Fernando Dias, reclamou vitória na primeira volta sobre o Presidente Embaló.

Na véspera da divulgação dos resultados oficiais, um tiroteio em Bissau antecedeu a tomada do poder pelo Alto Comando Militar que nomeou Presidente de transição, o general Horta Inta-A.

O general Horta Inta-A anunciou que o período de transição terá a duração máxima de um ano e nomeou como primeiro-ministro e ministro das Finanças Ilídio Vieira Té, antigo ministro de Embaló.

No sábado, foi empossado um novo Governo de transição com nomes do executivo deposto e cinco militares entre os 23 ministros e cinco secretários de Estado.

No golpe, o líder do PAIGC, Simões Pereira, foi detido e a tomada de poder pelos militares está a ser denunciada pela oposição como uma manobra para impedir a divulgação dos resultados eleitorais.

Leia Também: Magistrados e membros da CNE libertados pelos militares na Guiné-Bissau

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2897654/futuro-da-guine-bissau-dependente-das-decisoes-da-cimeira-da-cedeao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes