Fundo da Cáritas de Leiria ultrapassa um milhão de euros

  • 06/02/2026

Às 16:00 de quinta-feira, o fundo atingiu 1.084.313,18 euros.

 

"Acima de tudo, queremos deixar uma palavra de agradecimento a todos os benfeitores. Isto aumenta-nos a responsabilidade", afirmou Nelson Costa.

Este responsável assegurou que "este fundo será gerido com toda a transparência e com toda a dignidade, de forma também a dignificar o dinheiro que está a ser confiado" à Cáritas, para depois ser canalizado para as situações que foram afetadas pelo mau tempo.

De acordo com Nelson Costa, na quarta-feira à noite o fundo registava "30.123 transações, doações".

O menor valor é de um euro, o maior de 40 mil euros.

O fundo, financiado por donativos recolhidos por MB WAY, transferência bancária ou donativo 'online', foi criado no dia 30 de janeiro, após a Cáritas ter participado numa reunião da Proteção Civil com o Município de Leiria, e em sintonia com o bispo diocesano, José Ornelas.

Nesse dia, a instituição anunciou o reforço do apoio à comunidade, para assegurar que ninguém fica sem resposta, devido ao impacto do mau tempo, que também danificou instalações da instituição.

Referindo que acompanha com elevada preocupação a situação de emergência que ainda se vive em vários locais da região, "onde persistem falhas significativas no fornecimento de eletricidade, no abastecimento de água e nas comunicações, afetando um número considerável de famílias e instituições", a Cáritas fez ainda saber que coloca "à disposição todos os seus recursos humanos, logísticos e sociais para apoiar as pessoas em maior situação de vulnerabilidade".

Doze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até 15 de fevereiro, abrangendo 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

A situação de calamidade em Portugal continental foi inicialmente decretada entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo depois sido estendida até ao dia 08 de fevereiro para 68 concelhos, voltando hoje a ser prolongada até 15 de fevereiro.

Leia Também: Algumas zonas ribeirinhas de Vila Franca de Xira inundadas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2934200/fundo-da-caritas-de-leiria-ultrapassa-um-milhao-de-euros#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes