Fugiu de gasolineira após ameaçar irmão com catana em Lisboa. Foi detido
- 15/09/2025
Um homem de 27 anos foi detido, na semana passada, por posse de arma proibida, depois de ter gerado algum caos em pelo menos dois estabelecimentos da freguesia de Santa Clara, em Lisboa.
Segundo um comunicado enviado esta segunda-feira pelo Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (Cometlis), tudo aconteceu no passado dia 10.
"Após haver notícia de um indivíduo exaltado num posto de abastecimento de combustível, empunhando uma suposta arma branca, os polícias rapidamente se deslocaram ao local com o intuito de intercetar o indivíduo e salvaguardar a integridade física das restantes pessoas", começam por explicar as autoridades.
De acordo com a nota, quando os agentes chegaram ao posto de combustível, depararam-se com o suspeito, "reconhecido pelas suas características físicas previamente difundidas, com uma arma branca de grandes dimensões na mão (tipo catana)". Ao avistar a viatura policial, o homem "colocou-se de imediato em fuga, entrando no interior de um outro estabelecimento comercial".
O Cometlis garante que os agentes "acautelaram todas as possíveis saídas do edifício, de forma a evitar a sua fuga" e conseguiram também cercar o suspeito, de forma a imobilizá-lo. "No entanto, e dado o suspeito não ter obedecido às ordens dos polícias, mantendo-se numa posição que lhe permitia tentar ofender a integridade dos polícias com a referida à arma branca, houve a necessidade de utilizar a arma elétrica distribuída, o que permitiu, de forma segura, proceder à imobilização e algemagem do suspeito", lê-se ainda.
"No decorrer das diligências, concluiu-se que o suspeito teria algumas desavenças com o seu irmão e que o havia ameaçado com o uso da arma da branca, não chegando, porém, a consumar qualquer tipo de agressão", detalha ainda o Cometlis.
Segundo as autoridades, foram verificadas as características da arma branca em questão, apurando-se que se tratava de uma catana, com um comprimento total de 55,5 cm e uma lâmina de 42 cm, que foi apreendida.
O suspeito foi depois detido notificado para comparência na autoridade judiciária competente.
Leia Também: Suspeito em fuga após homicídio com arma branca no Cartaxo