Francisco Trincão é o avançado do mês à frente de Luis Suárez e Pavlidis
- 10/12/2025
A Liga Portugal anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta quarta-feira, que Francisco Trincão foi eleito o melhor avançado a atuar no principal escalão do futebol português, no passado mês de novembro, no qual foram disputadas apenas duas jornadas.
Neste período, recorde-se, o Sporting levou de vencida o Santa Clara, no Estádio de São Miguel, por 1-2, e o Estrela da Amadora, no Estádio José Alvalade, por 4-0. O internacional português deu nas vistas, sobretudo, perante o emblema tricolor, visto que somou duas assistências, para os golos de Eduardo Quaresma e Luis Suárez, aos 7 e 11 minutos, respetivamente.
Pelo meio, o atleta formado no Sporting de Braga ainda somou um golo e uma assistência, na Liga dos Campeões (empate a uma bola com a Juventus e vitória sobre o Club Brugge, por 3-0), e mais dois remates certeiros, na Taça de Portugal (triunfo folgado sobre o Marinhense, por 3-0), que, no entanto, não entram nestas contas.
O jogador de 25 anos de idade recolheu 23,02% dos votos dos treinadores que orientam as equipas que disputam a I Liga, o que lhe permitiu superar a concorrência do companheiro de equipa, Luis Suárez (com 20,63%), e de Vangelis Pavlidis, referência do eterno rival, o Benfica (com 15,08%).
Sporting festeja... a dobrar
Este foi já o segundo prémio individual conquistado por jogadores do Sporting, relativamente ao passado mês de novembro, visto que, antes de Francisco Trincão, já Morten Hjulmand tinha sido eleito o melhor médio, com 19,05% dos votos, à frente de Gustavo Sá, do Famalicão (com 14,29%) e Rodrigo Zalazar, do Sporting de Braga (com 12,7%).
Andrew, do Gil Vicente, foi agraciado com a distinção de melhor guarda-redes, com 19,83% dos votos, superando os 13,22% de Lukas Hornicek (do Sporting de Braga) e os 11,57% de Diogo Costa (do FC Porto). Já o melhor defesa, foi Jan Bednarek, do FC Porto, com 15,38% dos votos, à frente de Lopes Cabral, do Estrela da Amadora, e Gustaf Lagerbielke, do Sporting de Braga, com 12,82 e 11,97%, respetivamente.
Resta, agora, conhecer quais serão os vencedores dos troféus de melhor treinador, melhor jogador e melhor jovem, que deverão ser tornados públicos ao longo das próximas horas.
Ficou só a faltar a seleção nacional
Em novembro, Francisco Trincão foi, ainda, convocado por Roberto Martínez para a derradeira dupla jornada da fase europeia de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, que culminou numa derrota perante a República da Irlanda, por 2-0, e uma goleada sobre a Arménia, por 9-1.
No entanto, a verdade é que o contributo do jogador do Sporting acabou por revelar-se, escasso. Em Dublin, entrou para o lugar de Bernardo Silva, aos 63 minutos, já depois de o capitão, Cristiano Ronaldo, ter recebido ordem de expulsão, ao passo que, no Estádio do Dragão, na cidade do Porto, (onde foi carimbada a qualificação) não saiu, sequer, do banco de suplentes.
Leia Também: De Trincão a... Leandro Barreiro. O top10 dos maiores salários da I Liga













