Francisco J. Marques arrasa Villas-Boas: "FC Porto caiu abruptamente"

  • 26/11/2025

Francisco J. Marques recorreu às redes sociais, esta quarta-feira, para deixar um longo texto a propósito do atual momento do FC Porto, concentrando-se nos contornos da queda da equipa da cidade Invicta no ranking da UEFA, sobretudo desde a transição de Pinto da Costa para André Villas-Boas - amplamente criticado pelo antigo diretor de comunicação e informação do clube - na presidência dos azuis e brancos. 

 

"Prossigo hoje com outra das coisas que não nos dizem, que também abordei na AG e é a quebra abrupta da força e do prestígio internacional do FC Porto. PdC entregou o FC Porto em 18º lugar do ranking da UEFA e qualificado para o Mundial de Clubes (mais os 18,6 milhões de euros de receita). O que aconteceu depois disso foi uma participação vergonhosa, sem uma única vitória, no Mundial de Clubes e a queda para o 28.º lugar no ranking da UEFA e a primeira vez desde 1977/78 que estamos na terceira posição entre as equipas nacionais", começou por escrever na sua conta da rede social X (antigo Twitter).

"Sim, desde há 48 anos que o Sporting não estava à nossa frente, o que aconteceu agora consequência de na época passada termos terminado na 63.ª posição, com 9,750 pontos, os mesmos do APOEL Nicosia e atrás de colossos como o Shamrock Rovers ou o Jagiellonia Bialystok – este ano e para já ocupamos uma modesta 49.ª posição, atrás do Braga, do Benfica e do Sporting, mas com a expetativa de galgar muitas posições nas próximas jornadas – parece impossível, mas os pontos das pré-eliminatórias e uma simples vitória na fase liga mais o bónus por se ter qualificado permitem que o Benfica ainda esteja à nossa frente no ranking só desta época", vincou de seguida o ex-diretor de comunicação e informação dos azuis e brancos.

"Mas o pior é não nos dizerem que em 2029, quando for disputada a segunda edição do Mundial de Clubes, que até se fala que pode ser organizada pela Espanha, Portugal e Marrocos, numa espécie de ensaio para o mundial de seleções do ano seguinte, não vamos participar e corremos o risco de ver o Benfica ou o Sporting, ou até os dois, no nosso lugar. Sinceramente, na minha modesta opinião isto não é um pormenor, isto é o FC Porto a muito depressa abandonar a elite do futebol mundial onde chegou com muito esforço e sacrifício e a ser substituído pelos nossos rivais", lamentou ainda Francisco J. Marques

Críticas ainda subiram de tom

Francisco J. Marques reiterou ainda o discurso tecido na mais recente Assembleia Geral do FC Porto - marcada pela aprovação das contas e pela expulsão de Sandra Madureira de sócia -, apontando o dedo a uma "calinada" de André Villas-Boas, com várias reflexões em torno do futuro pelo meio.

"Não, não está tudo bem, há muita coisa mal, muita coisa pior do que estava, em especial no plano desportivo, que é a razão de existir do FC Porto, como mais uma vez demonstro com factos, não com propaganda ou discurso da treta. Enquanto se desenterra e enterra o machado com o Sporting, passando uma imagem de fraqueza, pois foi Varandas quem lançou a primeira pedra, enquanto se perseguem sócios que erraram, mas não deviam ser pura e simplesmente excluídos (há outras formas menos definitivas de castigar), porque isso só aumenta o sentimento de divisão, vemos os outros a somar pontos no caminho por ranking. Faltam quatro anos e já sabemos que a nossa única chance de participar é ganhar a Champions na primavera de 2027, ou de 2028, o que parece ser irrealista – a explicação é um pouco complexa, o período de classificação vai da época passada à época 27/28, na Europa o único já qualificado é o PSG, por ter sido campeão europeu em 24/25, mas se alguém tem dúvidas basta procurar na internet (se for mesmo preciso eu explico)", atirou o antigo dirigente.

Francisco J. Marques visa Villas-Boas:

Francisco J. Marques visa Villas-Boas: "Líderes fracos dividem e reinam"

Assembleia Geral do FC Porto ficou marcada pela (polémica) expulsão de Sandra Madureira de sócia dos azuis e brancos, algo que não passou ao lado de Francisco J. Marques.

Notícias ao Minuto | 14:57 - 23/11/2025

"Quando falei disto na AG fiquei com a sensação que a direção do FC Porto desconhecia, ou então fingiu desconhecer. Não sei, só eles poderão dizer, mas sei que ainda há menos de dois meses no editorial da revista Dragões o presidente André Villas-Boas mostrou um desconhecimento completo sobre estas matérias, como demonstra o trecho a seguir: 'Depois de sermos ultrapassados pelos Países Baixos no ranking de coeficientes dos países da UEFA, vemos a Bélgica aproximar-se rápida e perigosamente. A nossa Liga enfrenta o risco real de manter o pobre lugar que ocupa ou até de perder mais um, o que acarretaria consequências graves para todo o futebol nacional. Se a Bélgica ultrapassar Portugal, apenas o campeão nacional participará na principal competição europeia comprometendo receitas financeiras fundamentais para a sustentabilidade dos clubes...'", sublinhou de seguida.

"Portugal está neste momento em sétimo, o que está longe de ser um lugar pobre, e pode apurar para a Liga dos Campeões dois clubes, o campeão diretamente e o vice-campeão pelas pré-eliminatórias e play-off. Se cair para o oitavo lugar, como é muito provável que aconteça já na próxima época, Portugal continuará a ter exatamente as mesmas equipas na Liga dos Campeões. Ou seja, é falso o que AVB escreveu e bastava ao presidente do FC Porto ter constatado que a Bélgica está atualmente em oitavo lugar e tem na presente Liga dos Campeões o Saint-Gilloise e o Club Brugge para evitar uma calinada destas. Acresce que a queda de Portugal no ranking deve-se mais ao FC Porto do que a qualquer outro clube, porque é o FC Porto que caiu abruptamente de rendimento", rematou Francisco J. Marques.

Leia Também: Francisco J. Marques visa Villas-Boas: "Líderes fracos dividem e reinam"

Leia Também: "Há 630 dias que nenhuma equipa de futebol do FC Porto vence o Benfica"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2895118/francisco-j-marques-arrasa-villas-boas-fc-porto-caiu-abruptamente#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes