França vai pedir explicações aos EUA por sanções a ex-comissário europeu

  • 04/01/2026

"Estarei nos Estados Unidos dentro de alguns dias. Vou reunir-me com o meu homólogo, Scott Bessent [secretário do Tesouro], e vou abordar este assunto com ele", declarou Roland Lescure à emissora France Info, após criticar a "suposta liberdade de expressão" nos Estados Unidos "que leva as pessoas a dizerem qualquer coisa".

 

A 23 de dezembro, o Governo norte-americano anunciou a proibição de viajar para os Estados Unidos aplicada a cinco personalidades europeias comprometidas com uma regulamentação mais rigorosa do setor tecnológico, entre as quais o francês Thierry Breton, comissário europeu de 2019 a 2024.

A administração de Donald Trump justificou a medida referindo que estes cinco europeus "lideraram esforços organizados para coagir plataformas norte-americanas a censurar, desmonetizar e suprimir opiniões norte-americanas das quais discordam".

Em causa está o Regulamento dos Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês), legislação da União Europeia promovida e promovida por Breton e que estabelece regras para plataformas 'online' com vista a combater conteúdos ilegais.

Os Estados Unidos sancionaram também o ativista britânico Imran Ahmed, diretor executivo do Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH), uma organização dedicada ao combate ao ódio e à desinformação na internet, e outras três representantes de organizações não-governamentais com o mesmo propósito: Clare Melford, que dirige o GDI, um índice de desinformação no Reino Unido, e Anna-Lena von Hodenberg e Josephine Ballon, da alemã HateAid.

"Obviamente, vou pedir uma explicação sobre esta medida, que lamento. Mas vou também relembrar que o que adotámos na Europa é bem diferente da forma como os Estados Unidos entendem a chamada liberdade de expressão, que lhes leva a dizer praticamente qualquer coisa", criticou Lescure, citado pela agência espanhola Efe.

"A nossa primeira reação a estes acontecimentos é que não vamos ceder e que continuaremos a aplicar a regulamentação europeia, que é coerente com os valores europeus e que contradiz várias convicções americanas atuais", acrescentou o ministro francês.

Segundo Roland Lescure, se os Estados Unidos optaram por tomar tais medidas, é porque foram feitas "coisas de que eles não gostam".

"Acertámos em cheio", atirou.

No início de dezembro, a União Europeia multou o X (antigo Twitter), a rede social do multimilionário Elon Musk, em 120 milhões de euros.

Esta foi a primeira sanção imposta ao abrigo do Regulamento dos Serviços Digitais, uma lei adotada há dois anos.

Leia Também: Comissão Europeia condena sanções dos EUA contra cinco europeus

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2913642/franca-vai-pedir-explicacoes-aos-eua-por-sancoes-a-ex-comissario-europeu#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes