FPA enaltece "legado" de Fernando Mamede e fala de "figura ímpar"
- 27/01/2026
"É com profundo pesar que informamos e lamentamos o falecimento de Fernando Mamede, uma figura ímpar cuja carreira foi marcada pela excelência e dedicação, que o levaram a bater um recorde mundial dos 10.000m, três europeus e duas dezenas de recordes nacionais. O seu percurso notável constitui um legado que permanecerá como referência e inspiração", transmitiu o organismo liderado por Domingos Castro.
Por seu lado, o Comité Olímpico de Portugal (COP) enalteceu, através das redes sociais, "um dos maiores nomes do atletismo nacional, que esteve presente em três edições dos Jogos Olímpicos", enquanto a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lamentou a morte de "um atleta de eleição".
"A morte de Fernando Mamede representa uma enorme perda para todo o Desporto português. Atleta de eleição, foi uma das maiores figuras de sempre do atletismo mundial e uma referência para todos os adeptos da modalidade", lê-se numa mensagem do presidente da FPF, Pedro Proença, divulgada no site oficial da entidade.
Fernando Mamede, que foi detentor durante mais de uma década do recorde mundial dos 10.000 metros, morreu hoje aos 74 anos.
Além do recorde mundial dos 10.000 metros, que manteve entre 1984 e 1999, Mamede, nascido em Beja, marcou presença em três edições dos Jogos Olímpicos (Munique1972, Montreal1976 e Los Angeles1984).
De acordo com a comunicação social portuguesa, que cita fontes da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mamede terá falecido devido a complicações cardíacas.














