Fórum diz que Orçamento moçambicano de 2026 compromete serviços

  • 21/11/2025

"Nós achamos que o nível de esforço que vai ser feito em 2026 é desafiador e o PESOE [Plano Económico e Social e Orçamento do Estado] é muito deficitário, principalmente a olhar para alguns setores como saúde e educação, que vão sofrer algum défice de recursos que vão comprometer a provisão de bens de serviços públicos na educação, saúde, ação social, água", disse à Lusa Rogério Simango, investigador e responsável da coordenação do FMO, organização não-governamental moçambicana.

 

Em causa está a proposta PESOE 2026 do Governo, já enviada ao parlamento moçambicano para a discussão, em que se projeta um défice orçamental mais baixo em vários anos, em termos nominais, caindo para 113.664 milhões de meticais, equivalente a 6,9% do Produto Interno Bruto (PIB).

Para o FMO, a proposta do PESOE com este défice é aceitável num contexto de racionalização da despesa pública projetada pelo Estado, em que vai ser ampliada a base fiscal e uma gestão prudente da dívida pública, mas a organização criticou a dependência em relação aos donativos e fundos do financiamento externo.

"O quadro revela que há uma dependência estrutural de recursos externos e, de certa forma, vai limitar a autonomia fiscal e expõe o país a choques externos", disse Rogério Simango.

Neste sentido, entendeu o FMO, o défice orçamental vai obrigar o Estado a avançar com "alguma manobra" para supri-lo.

"Existem despesas que podiam ser adiadas, que achamos que são supérfluas, por exemplo, viagens protocolares que envolvem dispêndio muito grande de recursos", disse o responsável, apontando soluções para acabar com o défice orçamental.

"Despesas ligadas a bónus de alguns cargos especiais ou cargos de grande relevo podiam ser adiadas para se poder responder a questões pontuais. Também a nível do setor extrativo acreditamos que existem receitas importantes que é preciso ir buscar e achamos que uma auditoria a esse setor era importante para ver que recursos estamos a perder e podíamos captar para responder à despesa atual", acrescentou Simango.

O Governo prevê um crescimento económico de 3,2% em 2026, segundo a proposta orçamental, elevando o PIB a 1,665 biliões de meticais (22,4 mil milhões de euros), que se seguirá a 2,9% previstos para este ano, a 2,2% em 2024 e a 5% em 2023.

Ainda nos pressupostos macroeconómicos do PESOE, o Governo prevê uma taxa de inflação anual de 3,7%, contra 7% esperada para este ano e 3,2% verificada em 2024.

Nas declarações à Lusa, o fórum considerou "positiva e boa" a confiança de Moçambique no controlo da inflação, referindo que se espera que seja sustentada pela política monetária concentrada na variação da taxa MIMO e nas expectativas de estabilidade cambial.

O FMO apontou, no entanto, "dúvidas" relativas à manutenção da inflação nas percentagens projetadas, apontando como fatores pressões fiscais, dependência de importações, vulnerabilidade de choques climáticos, entre outros fatores que poderão limitar o alcance daquelas metas.

"Não há uma explicação clara na proposta de que fatores poderão sustentar esta estabilidade cambial. Outro ponto essencial é ausência de uma análise de risco. Projeções ignoram cenários alternativos que poderão pressionar os preços como eventos climáticos, instabilidade geopolítica", disse Simango.

O FMO considerou ainda que a previsão de crescimento económico é "otimista", num contexto em que a economia moçambicana está "fragilizada", mas alertou que o potencial de crescimento esperado poderá não se verificar devido aos riscos económicos.

Leia Também: Ordem queixa-se da sobrecarga por falta de médicos em Moçambique 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2892059/forum-diz-que-orcamento-mocambicano-de-2026-compromete-servicos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes