Forças Armadas reforçam apoio à população afetada pela depressão Kristin

  • 01/02/2026

Na Força Aérea, a Base Aérea N.º 5, em Monte Real, está acessível à comunidade para higiene e refeições, enquanto equipas intervêm na remoção de destroços e na reposição de infraestruturas essenciais, informaram em comunicado.

 

Foram disponibilizados geradores, ferramentas, lonas impermeáveis e kits de mobilidade, e helicópteros e aviões permanecem em alerta máximo, incluindo um AW119 Koala dedicado a reconhecimento em apoio à E-Redes, a empresa responsável pela distribuição de eletricidade em Portugal. O Centro de Operações Espaciais contribui com imagens de satélite para planear e coordenar as ações no terreno, detalham.

A Marinha, em coordenação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), realiza patrulhas de vigilância e monitorização de áreas críticas, especialmente nas zonas ribeirinhas, garantindo transporte de material e apoio a populações isoladas.

Mais de 240 militares, 35 viaturas, 31 botes, cinco geradores, cinco drones e um helicóptero encontram-se em prontidão, com reforços graduais previstos face à persistência do mau tempo, refere a Marinha em comunicado.

"Os militares estão a operar nas zonas da Batalha, Coimbra, Coruche, Leiria, Marinha Grande, Montemor-o-Velho, Soure e Vila Nova da Barquinha, apoiando as autarquias e os bombeiros na desobstrução e reconstrução e isolamento de locais, edifícios e/ou estradas, na manutenção de geradores, na remoção de detritos, no transporte de material de construção", refere a Marinha no mesmo documento.

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, causou pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho. No sábado, outros dois homens morreram ao caírem de um telhado que estavam a reparar, um no concelho da Batalha e outro em Alcobaça. Na madrugada de domingo, um homem morreu no concelho de Leiria por intoxicação com monóxido de carbono com origem num gerador.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade, que foi prolongada este domingo, após uma reunião do Conselho de Ministros, até dia 08 de fevereiro.

AO MINUTO: Calamidade em mais 9 concelhos;

AO MINUTO: Calamidade em mais 9 concelhos; "Panóplia de intervenções"

Acompanhe AO MINUTO com todas as incidências relacionadas com o mau tempo que assola Portugal continental.

Notícias ao Minuto | 07:39 - 01/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2930686/forcas-armadas-reforcam-apoio-a-populacao-afetada-pela-depressao-kristin#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes