Força da ONU no Líbano acusa Israel de disparar contra militares internacionais

  • 02/01/2026

"Incidentes deste tipo estão a ocorrer com muita frequência e representam uma tendência preocupante", criticou a FINUL em comunicado, referindo-se a casos semelhantes ocorridos nos últimos meses.

 

A força da ONU opera no sul do Líbano em cooperação com o exército libanês, no âmbito de um cessar-fogo em vigor desde novembro de 2024 entre Israel e o grupo xiita Hezbollah.

Soldados que patrulhavam hoje o sul do Líbano "relataram ter sido alvejados por armas ligeiras a uma distância de menos de 50 metros", descreveu a FINUL.

O comunicado acrescentou que, pouco depois, "as forças de manutenção da paz que realizavam uma segunda patrulha na mesma área relataram ter sido alvejadas por aproximadamente 100 tiros de metralhadoras a uma distância de cerca de 50 metros", sem mencionar quaisquer danos ou feridos.

"Os soldados da paz estimaram que, em ambos os casos, os disparos tiveram origem numa posição das Forças de Defesa de Israel (IDF) a sul da Linha Azul", que serve de demarcação da zona desmilitarizada entre os dois países, segundo referiu o mesmo comunicado.

A FINUL destacou que tinha informado antecipadamente o exército israelita sobre as atividades dos seus militares naquela área.

As forças israelitas não se pronunciaram ainda sobre os casos hoje relatados pelas tropas da ONU, mas em incidentes anteriores alegaram que não alvejaram soldados internacionais de forma deliberada.

No comunicado, a FINUL referiu que já tinha "mais uma vez" solicitado ao exército israelita que cesse "todos os comportamentos agressivos e ataques contra ou perto dos soldados da paz".

Estes ataques, frisou ainda, "constituem violações graves" de uma resolução de 2006 do Conselho de Segurança da ONU que serviu de base para o cessar-fogo em vigor.

A força da ONU tem relatado repetidamente disparos israelitas perto ou em direção ao seu pessoal nos últimos meses e, na semana passada, informou que um ataque israelita junto de uma das suas posições provocou ferimentos ligeiros num soldado internacional.

Embora Israel e o Hezbollah tenham concordado com uma trégua há mais de um ano, as forças israelitas continuam a visar quase diariamente posições do grupo libanês, que acusam de violações do entendimento e de procurar a recuperação das suas capacidades militares.

O Hezbollah integra o chamado eixo da resistência apoiado pelo Irão e envolveu-se em hostilidades com Israel logo após o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023, em solidariedade com o seu aliado Hamas.

Após quase um ano de troca de tiros ao longo da fronteira israelo-libanesa, Israel lançou uma forte campanha aérea no verão de 2024, que decapitou a direção do movimento xiita, incluindo o seu líder histórico, Hassan Nasrallah, e vários outros responsáveis da hierarquia política e militar do Hezbollah.

Desde o cessar-fogo, o Estado libanês tem procurado concentrar todo o armamento do país nas mãos das forças de segurança oficiais e deslocou efetivos para a zona da fronteira com Israel, tradicionalmente um reduto do Hezbollah e onde as tropas israelitas ainda mantêm posições militares.

O Hezbollah recusa desarmar-se e acusa as autoridades de Beirute de cederem a pressões dos Estados Unidos e de Israel.

A FINUL termina o mandato este ano, depois de quase cinco décadas no sul do país, e registou cerca de 10 mil violações no primeiro ano do cessar-fogo.

Leia Também: Líder do Hezbollah pede ao governo do Líbano adiamento do desarmamento

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2912845/forca-da-onu-no-libano-acusa-israel-de-disparar-contra-militares-internacionais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes