Fogo de artifício ilumina Funchal durante 8 minutos no Ano Novo. Veja

  • 01/01/2026

Mesmo com um aviso amarelo para chuva e vento em vigor, o fogo encheu de cores o céu da capital madeirense durante oito minutos, lançado a partir de 58 postos localizados no anfiteatro, na avenida marginal e em embarcações ao largo na baía, num total de 22 toneladas de material pirotécnico e 97 mil disparos.

 

Como habitualmente, milhares de madeirenses e turistas assistiram ao espetáculo da passagem de ano, um dos maiores cartazes da região, espalhados por diversos pontos do anfiteatro, em miradouros, praças, jardins e casas particulares, num momento com algum vento, mas sem chuva.

Contudo, as nuvens baixas sobre a cidade dificultaram o visionamento do fogo, que foi antecedido por um espetáculo multimédia com lasers, luzes, música e drones, e o fumo gerado pela queima acabou por envolver todo os anfiteatro e as encostas sobranceiras à baía.

O mau tempo que afeta o arquipélago levou mesmo o executivo madeirense (PSD/CDS-PP) a ponderar a antecipação do fogo de artifício para as 20h00 de quarta-feira, considerando que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha emitido inicialmente um aviso laranja para entrar em vigor às 00h00 de hoje, devido à passagem da depressão Francis.

No entanto, o IPMA alterou-o depois para as 03h00, sendo que até essa hora vigora um aviso amarelo para chuva no arquipélago.

O Governo Regional entendeu, por isso, que não se justificava a alteração do espetáculo pirotécnico, mas decidiu ajustar algumas componentes da animação associada às celebrações, com a antecipação e o cancelamento de atividades ao ar livre.

Por outro lado, recomendou que, após o lançamento do fogo-de-artifício, as pessoas regressassem às suas casas, unidades hoteleiras ou outros locais seguros, evitando a permanência em zonas expostas e deslocações desnecessárias durante a noite.

A Câmara Municipal do Funchal também antecipou o espetáculo de entrada livre no Parque de Santa Catarina, no centro da cidade, encerrando a festa após o fogo-de-artifício.

De acordo com dados oficiais, a ocupação hoteleira na região neste período ronda 100%, mas o programa de festividades organizado pelo Governo Regional arrancou em 01 de dezembro, com a abertura das iluminações públicas, e prolonga-se até 07 de janeiro, num investimento de 4,6 milhões de euros.

Apesar da previsão de mau tempo no mar, o porto do Funchal recebeu esta noite 11 navios de cruzeiro e um veleiro de grande porte para assistirem ao espetáculo de fogo de artifício, movimentando mais de 30 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes.

Leia Também: Madeira confirma fogo-de-artifício à meia-noite (mas ajusta animação)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2912129/fogo-de-artificio-ilumina-funchal-durante-8-minutos-em-noite-de-mau-tempo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes