FMI diz que desafios de financiamento tornaram-se agudos em Moçambique

  • 22/11/2025

"Os desafios de financiamento do governo tornaram-se agudos; ações políticas decisivas e coordenadas são fundamentais para restaurar a estabilidade macroeconómica e lidar com os desequilíbrios externos", dizem os técnicos do Fundo numa nota divulgada na sequência da visita ao país para debates sobre a publicação do Artigo IV, a análise económica anual do FMI aos seus membros.

 

A atividade económica, diz a missão liderada por Pablo Lopez-Murphy, "está a recuperar gradualmente de uma contração abrupta durante o último trimestre de 2024, e as pressões inflacionárias estão moderadas".

O crescimento económico, prevê o Fundo, vai "permanecer moderado, uma vez que desafios como um ambiente de financiamento restrito, incerteza política e escassez de divisas estão a impedir um crescimento mais rápido".

O ambiente macroeconómico é "complexo", diz o FMI, apontando que apesar de a inflação permanecer controlada e a atividade económica esteja a recuperar gradualmente dos confrontos que se seguiram às eleições presidenciais do final do ano passado, "o crescimento continua moderado" e as perspetivas de evolução da economia "são marcadas por uma incerteza significativa".

Na nota que ainda terá de ser validada pela direção do FMI, quando for divulgada a totalidade da análise anual à economia moçambicana, chefe de missão do Fundo para o país escreve ainda que o anúncio de retoma dos trabalhos pela TotalEnergies e o levantamento de 'força maior' pela Exxon oferecem "um potencial impulso ao crescimento a médio prazo", o mesmo acontecendo com a recente saída de Moçambique da lista cinzenta do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI)" devido aos esforços das autoridades de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo.

Na nota, que surge num contexto de discussões com o Fundo para o lançamento de um novo programa de financiamento externo, o FMI diz que "um pacote de políticas coordenadas que inclua uma consolidação orçamental urgente, protegendo simultaneamente os mais vulneráveis e pobres, uma maior flexibilidade cambial e reformas estruturais para melhorar a governação e promover o crescimento liderado pelo setor privado ajudaria Moçambique a enfrentar os seus desafios".

Este pacote de políticas, acrescenta, podia ajudar a superar os "significativos desafios" de Moçambique, nomeadamente as "elevadas vulnerabilidades orçamentais e da dívida, incluindo os pagamentos em atraso do governo, que continuam a pesar sobre as perspetivas de crescimento a curto prazo do país, e as pressões cambiais, que aumentam os desafios".

"Sem uma ação política decisiva, as vulnerabilidades podem agravar-se, comprometendo a estabilidade macroeconómica e o bem-estar da população", conclui o FMI, que em outubro previa um crescimento económico de 2,5% para este ano e uma inflação de 4,9%.

Leia Também: FMI recomenda aos países africanos que "ponham a casa em ordem"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2892932/fmi-diz-que-desafios-de-financiamento-tornaram-se-agudos-em-mocambique#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes