Flossie é a gata mais velha do mundo (e faz hoje 30 anos)
- 29/12/2025
Se fosse humana, Flossie seria uma séria candidata à lista da Forbes "30 Under 30", que destaca jovens abaixo dos 30 anos que ao longo do seu percurso se destacaram. Mas Flossie é uma gata, e, desde 2022, a mais velha do mundo - e esta segunda-feira celebra mais um ano de vida.
De acordo com os registos da Organização Mundial do Guinness (Guinness World Records, GWR), a gata é residente em Orpington, no sudeste de Londres, no Reino Unido.
Flossie vive com com Vicki Green, uma mulher que adotou o animal já depois de esta ter tido dois donos e ter ido parar a uma associação.
"Ficámos estupefactos quando vimos que os registos veterinários de Flossie mostravam que ela tinha 27 anos de idade", explicou à organização Naomi Rosling, uma das responsáveis pela adoção do animal, na altura em que o recorde foi atribuído.
De acordo com a organização, a gata foi adotada por um trabalhador hospitalar quando era bebé, com quem viveu durante 10 anos. Após a morte do dono, ficou à guarda da sua irmã durante mais 14 anos.
O último dono de Flossie antes de Vicki foi o filho da anterior dona, que "tentou cuidar dela como pôde" durante três anos. Depois foi entregue à Cats Protection, que explicou em 2022: "Ele [o dono] tinha percebido que já não conseguia satisfazer adequadamente as suas necessidades".
Após ser entregue, era esperado que a gata passasse ali os seus últimos dias, "porque a maioria dos proprietários de gatos prefere a ideia de adoptar um gato muito mais novo", mas Vicki Green foi em contramão: "Adotei-a com base em que esta é a sua casa de repouso."
Recorde na galeria acima.














