Finge ser CEO e burla empresa italiana em 680 mil euros. Foi detido

  • 18/12/2025

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na quarta-feira um homem de 28 anos, suspeito de crimes de burla qualificada, acesso ilegítimo e branqueamento. O esquema terá lesado uma empresa italiana em mais de meio milhão de euros.

 

A operação policial foi feita através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), em cooperação com o DIAP de Lisboa, e ocorreu após meses de investigação. Desde agosto deste ano que a PJ investigava a situação, após ter recebido uma denúncia por parte da empresa lesada.

Em comunicado enviado às redações, esta autoridade explica que a corporação "foi alvo do crime de burla praticado através do modus operandi CEO Fraud".

Segundo o Centro Nacional de Cibersegurança português este engodo carateriza-se "essencialmente, pelo envio de e-mails ou mensagens de texto (sms ou através de aplicações) em que um agente malicioso, fazendo-se passar por uma entidade relacionada de alguma forma com a organização alvo "por exemplo, o/a Diretor(a) Executivo(a) ou um fornecedor) faz pedidos tipicamente de natureza financeira a colaboradores dessa mesma organização".

"Nalguns casos", continua "são apresentados ficheiros comprovativos, maioritariamente documentos forjados, de alteração de contas bancárias".

Ao todo, a empresa italiana alegadamente visada por este homem terá tido um prejuízo de 680 mil euros.

Após a queixa, a PJ deu início à investigação e encetou várias diligências que "culminaram na identificação do suspeito interveniente nas ações e responsável por receber e dissipar os fundos de origem fraudulenta".

"Na sequência da detenção e buscas domiciliárias, procedeu-se à apreensão de documentação bancária e dispositivos de telecomunicações", acrescenta a autoridade.

O detido será ainda presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação consideradas adequadas.

Leia Também: Vogal nomeado para hospital condenado por burla "já pagou por isso"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2906662/finge-ser-ceo-e-burla-680-mil-euros-a-empresa-italiana-foi-detido#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes