"Finalmente a sondagem da rua começa a aparecer nas sondagens da TV"

  • 14/01/2026

O candidato apoiado por PSD e CDS-PP começou por dizer que "pensava que esta campanha eleitoral era mais para trocar e debater ideias", mas tem sido "para discutir sondagens". 

 

"Finalmente, hoje mesmo, parece que a sondagem da rua começa a aparecer nas sondagens das televisões. E porquê? Andando eu de norte a sul do país já há vários dias, sinto a sondagem da rua, o calor humano, o entusiasmo, o apoio", disse.

O candidato falava num comício em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, num auditório do Instituto Politécnico de Saúde do Norte, que contou a presença do líder do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro.

"Hoje, finalmente, saiu uma sondagem, agora, ao fim da tarde, que diz que eu estou em segundo lugar, próximo do primeiro lugar, e isso dá-me o conforto de dizer que parece que a sondagem da rua começa de facto a aparecer nas sondagens", defendeu.

Luís Marques Mendes ressalvou que não se "deslumbra com as boas sondagens, nem desanima com as más sondagens" e voltou a defender que "está tudo em aberto nestas eleições" e que as sondagens demonstram isso mesmo.

Esta posição surge no dia em que foi divulgada uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã, CMTV e Now que dá Luís Marques Mendes em segundo lugar, depois de nos últimos dias os estudos divulgados serem poucos favoráveis ao candidato, prevendo que não passaria a uma eventual segunda volta.

Neste discurso, o candidato voltou a deixar um alerta aos eleitores: "O voto em mim, se apreciam alguma coisa das minhas qualidades, tem que ser já na primeira volta. Porque senão pode acontecer a eventualidade de não chegar à segunda volta e o desejo não se concretiza".

"Nesta matéria adiar é complicado. Voto na segunda volta pode ser complicar tudo, não podemos facilitar", salientou, insistindo no apelo ao voto útil.

O candidato defendeu também que, "com o mundo perigoso como está, com o mundo instável, incerto, inseguro como está, a Presidência da República não pode ser um exercício de precipitação, não pode ser um exercício de imaturidade". 

"Na Presidência da República não pode estar alguém que não tem experiência suficiente. Nós não estamos em tempo de aventuras, de experimentalismos ou de tiros no escuro. Não é uma questão partidária, é uma questão nacional", considerou.

Luís Marques Mendes agradeceu ainda a presença e o apoio de Luís Montenegro, bem como a sua "atitude e postura de lealdade e de solidariedade, nos bons e nos maus momentos".

"É o primeiro-ministro de Portugal, eu espero ser o Presidente da República, mas não tenho qualquer tipo de complexos relativamente a ter este seu apoio, que é um apoio que muito me sensibiliza", afirmou.

Antes, falou o presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, que a certa altura do seu discurso apelou a todos que votassem no próximo domingo "em Luís Montenegro", gafe que rapidamente corrigiu.

"Disse Luís Montenegro? Também ficava bem", considerou o autarca, com o primeiro-ministro a responder que também já se chamaram muitas vezes em campanha Luís Marques Mendes.

No final dos discursos, tocou o hino nacional pela primeira vez desde o arranque do período oficial da campanha, que Marques Mendes e Luís Montenegro ouviram e acompanharam no palco.

Na quarta-feira, Luís Campos Ferreira, membro da comissão política da candidatura, desvalorizou as sondagens negativas para Marques Mendes e defendeu que é preciso "um abanão" para as últimas 72 horas de campanha, que "valem tudo".

"As contas não se fazem nas sondagens, as contas fazem-se no fim do jogo, olhando para o histórico das sondagens nas várias eleições, tentam prever mas a maior parte das vezes não conseguem. Luís Marques Mendes, vá em frente tem aqui a sua gente", afirmou.

Leia Também: Adversários de Mendes? "São projetos de governação encapotados"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2919570/finalmente-a-sondagem-da-rua-comeca-a-aparecer-nas-sondagens-da-tv#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes