Final inédita. Sp. Braga choca Benfica e enfrenta Vitória na Taça da Liga
- 07/01/2026
O Sporting de Braga colocou, esta quarta-feira, um ponto final na invencibilidade interna do Benfica, com uma vitória, por 3-1, na meia-final da Taça da Liga, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
A primeira parte teve sinal mais dos bracarenses, à boleia de Rodrigo Zalazar. Primeiro, fez a assistência para o golo de Pau Victor, aos 19', e, depois, assinalou o momento da noite, com uma jogada individual, concluída com o remate no fundo das redes, aos 33'.
Na segunda parte, Pavlidis reduziu através de um penálti, aos 64', mas o defesa-central Lagerbielke foi até à área contrária selar as contas da partida, aos 81', na sequência de um livre lateral.
O Sporting de Braga vai agora jogar o jogo decisivo da prova, agendada para sábado, diante do rival Vitória SC. Por sua vez o Benfica diz adeus a um dos objetivos da temporada, sendo que o próximo desafio será no Dragão, contra o FC Porto, para os quartos de final da Taça de Portugal. Otamendi será baixa nos encarnados devido a castigo.
Filme do jogo
Zalazar aterrorizou as águias
Para este jogo, o técnico das águias, José Mourinho, promoveu o regresso do médio Aursnes ao onze. Do lado bracarense, a principal nota de destaque foi para a inclusão do avançado e capitão Ricardo Horta.
Os encarnados cedo quiseram demonstrar que iam ter uma postura diferente em relação ao jogo do campeonato, que culminou num empate a dois golos. Aos 4', Amar Dedic, pelo corredor direito, deixou Pavlidis na cara do golo. O avançado grego atirou contra o corpo do guardião Lukas Hornicek, que ainda foi a tempo de travar a recarga fraca de Sudakov.
Na resposta, aos 9', Rodrigo Zalazar deixou Otamendi aos papéis. O capitão e defesa-central argentino travou o adversário à entrada da área e foi admoestado com cartão amarelo. Excelente início de jogo de duas equipas, que apostaram no ataque.
Aos 16', mais um sinal de perigo das águias, através de um remate de meia distância de Richard Ríos, que passou muito perto do alvo. Por sua vez, o Sporting de Braga foi eficaz. Aos 19', Rodrigo Zalazar aproveitou o facto de Otamendi estar condicionado na sua ação para descobrir, com um passe tenso, Pau Victor dentro da área. Depois da receção orientada, o avançado espanhol atirou a contar.
O Benfica perdeu capacidade ofensiva e o Sporting de Braga puniu a falta de concentração competitiva. Aos 33', Zalazar aproveitou a passividade de Otamendi para ganhar terreno em direção à baliza adversária. O médio uruguaio contou ainda com uma escorregadela fatal de Trubin entre os postes para dilatar a vantagem. A primeira parte chegou ao fim com José Mourinho a ouvir muitos assobios dos adeptos benfiquistas.
Benfica com muito coração, pouca cabeça
A segunda parte, à semelhança do jogo do campeonato, foi muito emotiva. Os encarnados tudo fizeram para alcançarem um golo na tentativa de relançar o jogo. Depois de algumas ameaças, os comandados de José Mourinho beneficiaram de uma grande penalidade. O récem-entrado Paulo Oliveira pisou de forma negligente Pavlidis. Como é habitual, este último assumiu a cobrança do castigo máximo e reduziu no marcador.
Logo a seguir, os minhotos tiveram soberana oportunidade para terem novamente dois golos de vantagem. Fran Navarro ganhou na velocidade a Tomás Araújo, que ainda foi a tempo de travar as intenções do atacante, numa altura em que a baliza estava deserta.
Aos 75', Richard Ríos arriscou, de novo, de fora da área. Valeu a defesa a dois tempos de Lukas Hornicek. A bola parada colocou um ponto final no encontro. Na sequência de um livre lateral, aos 81', Lagerbielke deu uma 'machada' nas aspirações do Benfica, após aproveitar defesa incompleta de Trubin.
Os jogadores encarnados evidenciaram falta de discernimento na reta final da partida. Aos 89', Otamendi exagerou nos protestos com o árbitro João Pinheiro e viu o segundo cartão amarelo consequente vermelho. Vai falhar o jogo com o FC Porto, agendado para o dia 14.
Antevisão
Benfica e Sporting de Braga disputam, esta quarta-feira, a segunda meia-final da Taça da Liga, sabendo desde logo que um destes dois terá pela frente o Vitória SC no jogo decisivo da prova, no dia 10, em Leiria.
Esta será a quinta vez que águias e guerreiros se encontram numa meia-final da Taça da Liga. Na época passada, os encarnados levaram a melhor por claros 3-0. No confronto histórico, domínio repartido com duas vitórias para cada lado. Na fase de grupos, o empate foi o resultado.
O jogo no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), com arbitragem de João Pinheiro, da AF Braga, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.













