Fim dos carros de combustão em 2035? Líder europeu defende flexibilidade

  • 11/11/2025

A concorrência competitiva da China está a ser um forte desafio para o construtores automóveis europeus. Stéphane Séjourné, vice-presidente da Comissão Europeia encarregue pela Indústria e Estratégia Industrial, está preocupado e defende medidas.

 

O governante comunitário sublinhou ao jornal italiano La Stampa que, na próxima década, a indústria europeia pode sofrer uma queda significativa: "Se não agirmos, dentro de dez anos o número de carros produzidos e vendidos na Europa cairá de 13 para nove milhões".

Frisou, depois, que "não é aceitável" que existam fabricantes a produzir carros chineses na Europa com os componentes e mão-de-obra igualmente chineses - algo que, segundo as suas palavras, acontece em Espanha e na Hungria.

E admitiu estar preocupado com o crescimento dos construtores da China no mercado: "As estimativas sugerem que, em 2035, a quota do mercado europeu irá cair de 70 para 55 por cento. Ainda piores são os números relativos aos componentes: dos atuais 85 por cento, iremos cair para menos de 50 por cento".

Questionado sobre que medidas devem ser tomadas de forma a proteger o setor automóvel, Stéphane Séjourné falou em três eixos diferentes: "Três coisas são necessárias. Primeiro, devemos ser flexíveis quanto ao objetivo de acabar com os carros de motores de combustão até 2035. A discussão ainda está a decorrer, mas estamos próximos de adotar o princípio da neutralidade tecnológica".

A proposta de soluções para tal, disse o líder de Bruxelas, cabe aos engenheiros. Mas também salientou: "Também precisamos de definir o que é que significa carro europeu. Deve ser simples, não acrescentar burocracia e pôr-nos numa posição de responder à concorrência chinesa".

Por outro lado, Stéphane Séjourné entende que é necessária uma diversificação dos mercados de exportação, havendo atualmente negociações com a Índia quando existem tarifas de 150 por cento sobre carros importados da Europa naquele que é um dos países mais populados do mundo.

De recordar que, em dezembro, deverão ser conhecidos novos detalhes sobre a estratégia da União Europeia para os setor automóvel. Em cima da mesa, está a criação de uma nova categoria de carros elétricos acessíveis de pequenas dimensões - uma espécie de kei cars europeus - para combater os fabricantes chineses.

Também foi antecipada a revisão da meta de emissões, na sequência da pressão por parte das empresas do setor quando a transição para automóveis elétricos decorre a um ritmo inferior ao esperado.

Nas últimas semanas, a indústria automóvel também tem vindo a lidar com a escassez de chips devido à situação na Nexperia - o que volta a expor a dependência da China para o fornecimento de terras raras e componentes essenciais. Stéphane Séjourné defendeu a procura de novas fontes de abastecimento, revelando que em breve irá fechar acordos na África do Sul e no Brasil.

'Kei cars' europeus por 20.000€? UE deve fazer anúncio em dezembro

'Kei cars' europeus por 20.000€? UE deve fazer anúncio em dezembro

Será já no próximo mês que se ficarão a conhecer novos detalhes acerca dos planos da União Europeia para criar carros elétricos pequenos e acessíveis - numa tentativa de combater a concorrência chinesa.

Notícias ao Minuto | 14:58 - 05/11/2025

Leia Também: Crise dos 'chips': Fornecedor de grupos automóveis reduz produção

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/auto/2886259/fim-dos-carros-de-combustao-em-2035-lider-europeu-defende-flexibilidade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes