Fim de uma era? Guardiola gera dúvidas e City já tem três nomes em mente
- 02/02/2026
A era de Pep Guardiola no Manchester City pode estar a chegar ao fim. A imprensa inglesa desta segunda-feira adianta que os dirigentes do clube estão preocupados com o seu futuro e têm dúvidas que o treinador espanhol decida continuar após esta temporada.
No entanto, e de acordo com o The Telegraph, o emblema da Premier League já terá uma lista de três nomes preparada para o caso de isso acontecer.
Tudo aconteceu depois do empate sofrido pelo Manchester City este domingo em casa do Tottenham, quando chegaram a estar a vencer por 2-0 e se deixaram igualar, deixando praticamente fora da equação a palavra "título" no campeonato inglês.
Apesar de o clube ter falado em "pura especulação" quanto aos rumores de que Guardiola irá mesmo deixar o City após uma década no seu comando técnico, esta lista surge agora com nomes sonantes, onde apenas um tem atualmente contrato.
Esta publicação revela que Xabi Alonso e Enzo Maresca, ex-Real Madrid e ex-Chelsea, respetivamente, estão neste top-3 de possibilidades, sendo que também Cesc Fàbregas está incluído neste lote, sendo que este último está ainda vinculado com o Como 1907, de Itália.
Pep Guardiola até assinou um contrato em 2024 com a duração até ao ano de 2027, mas não é certo que cumpra com esse vínculo até ao fim, caso não consiga vencer o campeonato pela segunda época consecutiva. De recordar que perdeu para o Liverpool na temporada passada e esta está muito complicada, já que o Arsenal segue seis pontos e parece não perder muitos pontos até agora.
De acordo com uma fonte contactada pelo Telegraph Sport, este empate frente ao Tottenham demonstrou o estado atual do clube. "O Tottenham estava à mercê, mas o Manchester City não foi arrasador. Não mataram o jogo. Alguns jogadores pensam que o Pep Guardiola vai embora no final da temporada e, como resultado, estão a passar uma fase sem ambição", refere.
Mas quem está no topo da lista para suceder a Guardiola?
Alguns dizem que o nome preferido para Hugo Viana escolher como sucessor do técnico espanhol do City é um antigo treinador adjunto, como é o caso de Enzo Maresca. O também espanhol traria uma identidade algo semelhante à de Pep Guardiola e poderá causar uma transição mais leve para o plantel.
No entanto, a ideia de 'roubar' Xabi Alonso ao Liverpool poderá apelar para ter mais uma vitória para os adeptos, já que é quase certo que o ex-Real Madrid será a primeira opção dos reds caso Arne Slot seja destituído no final da temporada.
Ainda assim, há que ter Cesc Fàbregas em conta, já que o seu trabalho em Itália, ao serviço do Como 1907, na Serie A, tem vindo a levantar interessados pelo bom futebol praticado e desenvolvimento de jovens talentos com grande naturalidade, podendo mesmo deixar o clube azzurri no final da presente época.














