Filhos de emigrante português em França morrem após explosão em prédio
- 15/12/2025
Duas crianças de três e cinco anos morreram, ao final da tarde desta segunda-feira, após uma explosão numa casa em Trévoux, perto de Lyon, França. Os dois meninos são filhos de um emigrante português, natural de Cabeceiras de Bastos, no distrito de Braga.
O jornal Le Parisien conta que a explosão aconteceu num prédio de quatro andares, por volta das 17h30 locais (16h30, em Lisboa), perto de uma escola secundária, que acabou por ser evacuada.
A autarquia de Trévoux referiu que várias pessoas foram encaminhadas para unidades hospitalares e que "cerca de outras 30" foram assistidas no local, uma vez que se encontravam em estado de choque.
Já jornal francês Le Progrés dá conta de que a explosão foi ouvida a quilómetros de distância e que foi tão forte que as janelas de duas escolas próximas do local ficaram estilhaçadas.
Segundo um relatório preliminar, acredita-se que na origem do incidente possa ter estado uma fuga de gás. No entanto, ainda não há uma confirmação oficial das autoridades.
"Apresento as minhas sinceras condolências às famílias das vítimas" e "estou também a pensar nos feridos", afirmou o ministro do Interior, Laurent Nuñez, notando que estava a acompanhar de perto "a evolução da situação".
Je suis avec attention l’évolution de la situation à #Trevoux dans l’Ain, et j’adresse mes condoléances sincères aux familles des jeunes victimes. Je pense également aux blessés.
— Laurent Nuñez (@NunezLaurent) December 15, 2025
J’apporte tout mon soutien aux secours et forces de sécurité déployés sur place. https://t.co/EQJO9fcGmD
Note-se que as autoridades estabeleceram um perímetro de segurança, uma vez que ainda não descartaram um eventual perigo.
Os dois meninos, de três e cinco anos, filhos de pai português, são as duas vítimas mortais, avançou o Correio da Manhã (CM), acrescentando que a mãe é francesa e sobreviveu, tendo sofrido ferimentos. Os meninos ainda foram transportados para o hospital, mas acabaram por morrer durante o caminho.
O mesmo meio adiantou ainda que o conselheiro das Comunidades Portuguesas em Lyon, Manuel Cardia Lima, esteve no local do incidente. "Uma tragédia, oferecemos todo o nosso apoio a esta família. O pai está em choque", referiu.
ALERTE - Énorme explosion d'un immeuble due à une fuite de gaz à #Trévoux, dans l'Ain, au nord de Lyon, entendue à des kilomètres a la ronde. La façade du bâtiment s'est effondrée.
— Infos Françaises (@InfosFrancaises) December 15, 2025
Plusieurs victimes signalées dont des enfants. Des personnes sont ensevelies. Les secours affluent… pic.twitter.com/CCLD9cDD8J
Leia Também: Francisca Santos desapareceu há 6 meses em Tabuaço. Mistério permanece













