Filha de Delfina Cruz foi assassinada. Suspeito detido (o que se sabe)
- 01/02/2026
Maria Amaral, a filha da falecida atriz Delfina Cruz que estava desaparecida há 12 dias, foi encontrada morta este sábado, 31 de janeiro.
A Polícia Judiciária (PJ) emitiu um comunicado onde explicou que "desencadeou uma operação policial, na zona da Lourinhã onde foi detido o presumível homicida da agente imobiliária", que não era vista desde 19 de janeiro.
Nesta operação da PJ foram ainda recolhidos "indícios e provas que possibilitaram identificar o presumível autor do crime", sendo que foi realizada "uma busca domiciliária à residência do suspeito, onde foram encontrados vestígios hemáticos relevantes". A identidade do suspeito ainda não foi tornada pública.
Este será presente ao juiz nos próximos dias e a investigação "prossegue com vista ao cabal apuramento das circunstâncias em que o crime ocorreu", refere ainda o comunicado da PJ.
A CNN Portugal avançou que o corpo de Maria Amaral foi retirado da Lagoa de Óbidos durante a noite deste sábado depois do suspeito ter confessado o crime.
O homem foi detido no âmbito do cumprimento de um mandado de detenção fora de flagrante delito, que havia sido emitido pelo magistrado do Ministério Público titular do inquérito.
Maria Amaral estava desaparecida há 12 dias
Assim que a agente imobiliária desapareceu, surgiram vários apelos nas redes sociais para se conseguirem obter pistas sobre o seu paradeiro. A cantora Nucha foi um delas e perante o desfecho deste mistério já reagiu na sua página de Instagram à triste notícia.
"Minha querida Maria Amaral ... Não sei o que escrever...Que a tua alma descanse junto da tua querida Mãe. Estou tão, mas tão mal com o que vejo neste mundo...", partilhou a artista numa publicação na rede social.
Também a sobrinha de Maria Amaral, Mariana Ribeiro, foi das pessoas mais ativas nas redes sociais para encontrar respostas sobre o paradeiro da familiar. A última partilha da jovem foi há dois dias onde referiu que "desde esse dia nada voltou a ser normal". "Ela não desapareceu sozinha, uma família inteira desapareceu com ela. [...] Onde estás? Estás bem? Precisas de ajuda? Recuso-me a aceitar o silêncio", referiu Mariana Ribeiro em desespero.
As teorias sobre o desaparecimento de Maria Amaral
A 26 de janeiro o repórter do programa "Casa Feliz", da SIC, Luís Maia, revelou que conseguiu conversar com o atual namorado de Maria Amaral e que este explicou que a relação tinha sido solidificada nos últimos dois meses e que o casal até passou o Natal junto. No dia do desaparecimento, 19 de janeiro, os dois estiveram juntos a tomar o pequeno-almoço num café mas que "às 14h00 já não estava contactável", referiu o jornalista, mencionando ainda que as mensagens do namorado deixaram de ser recebidas pela companheira e de ter resposta.
Porém, a última localização de Maria Amaral foi "às 21h57 no centro das Caldas da Rainha". O que significa que por essa hora o telemóvel foi utilizado.
Luís Maia falou ainda num alegado ex-namorado da filha de Delfina Cruz que terá apresentado uma queixa de violência doméstica contra a própria para alegadamente "lhe sacar dinheiro". Informações estas que foram divulgadas pelo atual companheiro da mulher que se encontra desaparecida.
Por outro lado, a CMTV falou da existência de "um ex-namorado que seria muito violento" e de um novo companheiro que "terá enviado mensagens ameaçadoras ao filho de Maria".















