Fígado gordo. 5 sintomas a que deve estar atento (para além do cansaço)

  • 05/02/2026

Em Portugal, cerca de 15% dos adultos foram diagnosticados com fígado gordo, registando-se uma maior incidência em homens de idade avançada e mulheres pós-menopáusica. 

 

Conforme realça o website da CUF, esta é uma doença a que se deve estar atento, sobretudo porque a maioria dos doentes não apresenta sintomas. 

O que é o fígado gordo?

Fígado gordo, doença também conhecida como esteatose hepática, caracteriza-se pela acumulação de gordura nas células do fígado. Esta acumulação acontece devido à sua ingestão em excesso, sendo que a determinada altura o organismo deixa de conseguir processar. 

A condição poderá ser simples, mas em casos mais avançados poderá levar à inflamação do tecido do fígado.

Quais os sintomas de fígado gordo?

Segundo a CUF, a maioria dos doentes não apresenta sintomas, sendo que o cansaço, dor ou desconforto no quadrante superior direito do abdómen acabam por ser os mais notados. No entanto, há ainda outros a ter em conta, como: 

  1. Perda de apetite;
  2. Náuseas e vómitos;
  3. Icterícia;
  4. Febre;
  5. Ascite (distensão do abdómen por acumulação de líquido).

"Os últimos três sintomas já correspondem a formas avançadas da doença, com lesão e inflamação do fígado”, realça o website. 

Quais as causas do fígado gordo?

A principal causa do fígado gordo é o consumo de álcool. Contudo, este diagnóstico pode também surgir em pessoas que não bebem, sobretudo aquelas que apresentam excesso de peso ou colesterol elevado. 

Outras causas mais raras: 

  • Medicamentos (amiodarona, estrogénios, corticoides, tamoxifeno, antiretrovirais, tetraciclinas);
  • Certas doenças metabólicas genéticas;
  • Perda de peso rápida;
  • Formas artificiais de nutrição;
  • Ingestão de toxinas (produtos químicos e cogumelos).

Qual o tratamento para o fígado gordo?

Não existe nenhum tratamento específico para esta condições. Assim, a mudança de estilo de vida, com uma dieta equilibrada e a prática de exercício físico é essencial. No mesmo sentido é aconselhado interromper o consumo de álcool. Nas suas fases iniciais, o fígado gordo é reversível. 

Alimentos que ajudam a eliminar a gordura no fígado

Como se viu, para cuidar do fígado, o mais importante é recorrer ao potencial dos alimentos. Contudo, conforme a nutricionista Juliana Andrade referiu ao jornal Metrópoles, "não existe nenhum alimento capaz de eliminar a gordura no fígado sozinho". 

Há, sim, conjuntos de alimentos que são amigos deste órgão, como é o caso da couve, rúcula, espinafres, agrião e brócolos.

Estes alimentos são ricos em fibras,  antioxidantes e compostos bioativos que ajudam o fígado nos processos de desintoxicação e redução da inflamação.

A estes juntam-se peixes ricos é ómega-3, azeite, abacate, leguminosas, grãos integrais e sementes que ajudam a melhorar o metabolismo da gordura e a controlar o nível de glicose no sangue. 

Cuidado com o seu fígado! Esta alimentação pode aumentar risco de cancro

Cuidado com o seu fígado! Esta alimentação pode aumentar risco de cancro

Uma dieta rica em gordura a longo prazo pode desencadear alterações biológicas no fígado que aumentam o risco de cancro, de acordo com uma pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Mariline Direito Rodrigues | 07:04 - 08/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2933257/figado-gordo-5-sintomas-a-que-deve-estar-atento-para-alem-do-cansaco#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes