FEUP desenvolve ferramentas para apoiar comunidades de energia renovável

  • 03/12/2025

Em comunicado, a FEUP explica que o projeto Innovative Transactive Renewable Energy Communities (INNO-TREC) vai "desenvolver a próxima geração de ferramentas digitais gratuitas, intuitivas e baseadas na 'web'", capazes de apoiar todo o ciclo de vida de uma Comunidade de Energia Renovável (CER), desde "a criação ao dimensionamento de sistemas partilhados, gestão diária, monitorização, manutenção e otimização do desempenho energético".

 

As CER são coletividades de consumidores -- cidadãos, empresas ou autoridades locais -- que, "através de uma instalação de centrais de produção de energia fotovoltaica compartilhada, produzem energia local, limpa e descarbonizada", descreve a FEUP.

"Estas comunidades que se unem para produzir, consumir e partilhar energia 100% renovável estão no centro das ambições europeias para um sistema energético mais limpo, democrático e sustentável. Contudo, apesar do seu potencial, os cidadãos e entidades que pretendem criar ou gerir uma CER enfrentam obstáculos significativos", explica.

Em causa estão "processos legais complexos, desafios técnicos, custos elevados e falta de ferramentas fiáveis para apoiar a implementação e operação de sistemas fotovoltaicos comunitários -- a tecnologia mais utilizada nestas comunidades".

A intenção é que o INNO-TREC estabeleça "as bases para uma nova geração de comunidades de energia mais eficientes, inclusivas e sustentáveis, contribuindo diretamente para os objetivos europeus de neutralidade carbónica e democratização do sistema energético", destaca a FEUP.

Com um consórcio de 20 parceiros do meio académico e industrial, o INNO-TREC vai ser testado em seis países -- Grécia, Bélgica, Irlanda, Reino Unido, Itália e Portugal, arrancando em janeiro.

O projeto INNO-TREC surge, assim, "para dar resposta a estas limitações", procurando "validar modelos inovadores de funcionamento comunitário e novos mecanismos de transação e valorização energética adaptados às realidades locais".

Para além da componente tecnológica, o INNO-TREC "procura reforçar o espírito comunitário e promover maior participação, autonomia e rentabilidade dentro das CER".

A liderança portuguesa do consórcio ficará a cargo dos professores João Catalão e Cláudio Monteiro, da FEUP, "que irão coordenar o desenvolvimento científico e tecnológico do projeto ao longo dos próximos anos".

"Este projeto representa uma oportunidade única de dar um salto qualitativo no acesso dos cidadãos à energia renovável e na forma como as comunidades se organizam em torno dela", sublinham os coordenadores, citados na nota de imprensa.

O projeto recebeu um financiamento de 5,4 milhões de euros da Comissão Europeia.

Leia Também: Ataque com drones causa incêndio em infraestrutura de energia russa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2898458/feup-desenvolve-ferramentas-para-apoiar-comunidades-de-energia-renovavel#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes