Festival Monstra dedicado à natureza e sustentabilidade

  • 18/02/2026

A 25.ª edição da Monstra, hoje apresentada em Lisboa, está marcada para os dias de 12 a 22 de março e "propõe uma reflexão transversal sobre o planeta, a paisagem e a relação do ser humano com o meio ambiente".

 

Neste tema, o festival tem várias sessões, como "Animação Reciclada", dedicada à reutilização de materiais na criação animada, e "Paisagens em Movimento", com a paisagem a ter o protagonismo narrativo, além de filmes portugueses neste contexto: "Ice Merchants", de João Gonzalez, "Agouro", de David Doutel e Vasco Sá, e "Abraço do Vento", de José Miguel Ribeiro.

Uma das competições, de curtas-metragens portuguesas, conta com os filmes "A Última Meia", de Carolina Batista, "Machinarium", de João Pedro Oliveira, "Argumentos a Favor do Amor", de Gabriel Abrantes, "Corça", de Maria Lima, "Lembra de Mim", de Bárbara Barreto, Caroline Soares e João Cadima, "Sombras de Nós Próprios", de Pedro Serrazina, "Amarelo Banana", de Alexandre Sousa, "Cão Sozinho", de Marta Reis Andrade, e "Porque hoje é Sábado", de Alice Eça Guimarães.

Há ainda sete longas-metragens de animação em competição, nomeadamente "Marcel e Monsieur Pagnol", de Sylvain Chomet, "Decorado" de Alberto Vázquez, uma coprodução entre Espanha e a portuguesa Sardinha em Lata, que está nomeada para os Goya, e "A Pequena Amélie ou a Personagem da Chuva", de Mailys Vallade e Liane-Cho Han, nomeada para os Óscares.

Pela primeira vez, o festival tem uma secção competitiva dedicada à média-metragem (entre 15 e 40 minutos), e entre eles estão as coproduções portuguesas "A Filha da Água", de Sandra Desmazières, e "Kosmogonia", de Karolina Chabier.

O Monstra "volta a solidarizar-se com o povo palestiniano", com "Para Gaza com Amor: Uma Animjam Global", composto por 56 microfilmes feitos por autores de todo o mundo, incluindo seis portugueses, com curadoria da realizadora britânica Joanna Quinn, que vai estar em Lisboa.

O Festival de Animação de Lisboa -- Monstra já tinha anunciado anteriormente alguma programação, como a exposição baseada no espólio do divulgador Vasco Granja ou a celebração dos 50 anos do estúdio britânico Aardman, de onde saíram personagens como Wallace & Gromit, Morph e Ovelha Choné.

Este ano, o festival vai reforçar a programação dedicada aos profissionais do cinema de animação, nomeadamente com a realização do Encontro de Produtores de Animação Ibero-Americanos e Bálticos e com várias 'masterclasses'.

A abertura será com um cineconcerto com o filme "O Pedro e o Lobo", de Suzie Templeton, com a Orquestra de Sopros da Academia de Música de Santa Cecília.

No Museu da Marioneta fica a exposição dedicada a um dos maiores estúdios de animação da Letónia, o Animacijas Brigade, a cumprir 60 anos.

O Festival Monstra realiza-se no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa e no Cinema City Alvalade, em Lisboa.

Leia Também: Personalidades pedem a festival de Berlim que se oponha "a genocídio" em Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2941184/festival-monstra-dedicado-a-natureza-e-sustentabilidade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes