Festival Círculo de Jazz Setúbal acontece em fevereiro e celebra 15 anos

  • 11/01/2026

A celebração de aniversário tem início já este mês com a inauguração de duas exposições coletivas de fotografia sobre a história do festival: a primeira abre no próximo dia 24, na Casa da Cultura, e a segunda, "uma continuidade da primeira", no próximo dia 31, no espaço Audi-Caetano Drive, disse à agência Lusa, a chefe da Divisão de Cultura e Património da Câmara de Setúbal, Mónica Duarte.

 

"Estamos a fazer a recolha do material. Serão fotografias de vários autores e proveniências, documentando a história do Festival", explicou.

A inauguração da segunda exposição conta com a atuação de um combo da Escola de Jazz e Música Improvisada da Sociedade Musical Capricho Setubalense, que organiza o festival, com a Câmara de Setúbal.

O guitarrista acústico, cantor e compositor britânico Jon Gomm abre o festival em 05 de fevereiro, no Cinema Charlot. Ao longo de dez dias haverá dez concertos. O festival encerra no dia 14 com os concertos de Maria João e Mário Laginha e do guitarrista André Fernandes.

Gomm é conhecido por um "estilo que envolve 'taping', o uso da guitarra enquanto percussão", e mudança de afinação enquanto toca, congregando num só instrumento "o papel de baixo, percussão e toda uma paisagem sonora", destaca a organização.

No dia seguinte, na Sociedade Musical Capricho Setubalense (SMCS), atua Francisco Andrade com o seu trio. O saxofonista e compositor é apresentado como "um dos nomes centrais do jazz na ilha da Madeira".

O músico editou recentemente o seu álbum de estreia em nome próprio, "Linhas e Formas", em que é acompanhado pelo pianista espanhol Javier Galiana e pelo baterista João Lencastre, com os músicos convidados Alexandre Andrade, trompetista, e Ricardo Dias, contrabaixista.

Em 07 de fevereiro, na Igreja do Convento de Jesus, atua o ensemble Leida, da cantora Mariana Dionísio. Trata-se de um conjunto para oito vozes, "que procura questionar os trâmites canónicos dos grupos corais", numa "abordagem não dogmática". Beatriz Nunes, Filipa Franco, Leonor Arnaut, Nazaré da Silva, Diogo Ferreira, Hugo Henriques e João Neves compõem o ensemble, com Mariana Dionísio.

No mesmo dia, o Fórum Luísa Todi acolhe o pianista espanhol Chano Dominguez que já trabalhou com músicos como Enrique Morente, Paco de Lucía, Herbie Hancock, Jack DeJohnette e Wynton Marsalis. No palco sadino vai atuar com o contrabaixista Horacio Fumero e o percussionista David Xirgu, numa fusão do jazz com flamenco, entre tangos, tanguillos, alegrías, compás de bulerías, fandangos e soleás.

Ainda no dia 07, na SMCS, toca o saxofonista italiano Nicolò Ricci, que se fixou em Amesterdão há mais de uma década. O músico tem atuado em diferentes projetos, como o Ambergris, a Jo Goes Hunting Orchestra e o Sun-Mi Hong Quintet.

A Orquestra de Jazz de Setúbal (OJS) atua no dia 13, no Luísa Todi, com direção de Carlos Azevedo e a participação do pianista e compositor Luís Figueiredo.

A Orquestra foi criada em 2021, com direção artística e executiva de Luís Cunha e Sérgio Gabriel, e reúne músicos de diferentes gerações, "assumindo uma filosofia comunitária na partilha de experiências musicais e humanas".

Também no dia 13, o contrabaixista e compositor Miguel Ângelo apresenta o novo álbum, "Distopia", com o seu trio, composto pelo guitarrista Luís Ribeiro e o baterista Mário Costa.

A cantora Maria João e o pianista Mário Laginha marcam o último dia do festival, 14 de fevereiro, no Forum Luísa Todi.

Os músicos passam em revista mais de 20 anos de trabalho conjunto, com mais de dez albuns em parceria. "A música que interpretam não se pode rotular, sendo, muito simplesmente, a que gostam de fazer", diz a organização do festival.

No mesmo dia atua ainda o guitarrista e compositor André Fernandes que em 2013 editou o álbum "Motor", gravado com Bernardo Sassetti (piano), José Pedro Coelho (saxofone), Demian Cabaud (contrabaixo) e Marcos Cavaleiro (bateria).

Com a morte de Bernardo Sassetti, em maio de 2012, o grupo parou a atividade, mas o guitarrista reativou o grupo com o pianista Miguel Meirinhos.

André Fernandes editou doze álbuns como líder e já trabalhou com músicos como Lee Konitz, Mário Laginha, Maria João, Tomasz Stanko, Dan Weiss, Perico Sambeat, Avishai Cohen e João Paulo Esteves da Silva.

Leia Também: Chet Faker é a mais recente confirmação do CoolJazz 2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2917314/festival-circulo-de-jazz-setubal-acontece-em-fevereiro-e-celebra-15-anos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes