Festa portuguesa nos Emirados. José Morais conquista Supertaça
- 27/12/2025
A final da Supertaça dos Emirados Árabes Unidos, que se realizou no decorrer da tarde deste sábado, contou com treinadores portugueses nos bancos. No final, o Al Sharjah, de José Morais, levou a melhor, por 3-2, sobre o Shabab Al Ahli, de Paulo Sousa. O antigo adjunto de José Mourinho no Chelsea precisou apenas de dez dias no novo clube para acrescentar um título à sua já vasta coleção de troféus conquistados.
A primeira equipa a abrir o marcador foi o Shabab Al Ahli, logo aos 3 minutos, com Federico Cartabia, que em Portugal vestiu a camisola do Sporting de Braga, a marcar com sucesso uma grande penalidade. A resposta do oponente foi na mesma moeda. Aos 26 minutos, Caio Lucas, que passou pelos quadros do Benfica, também não tremeu na marca dos onze metros. A reviravolta no marcador surgiu três minutos depois, com Caio Lucas na jogada. O extremo brasileiro atualmente com 31 anos, já naturalizado pelos Emirados Árabes Unidos, serviu o companheiro de equipa Luan Pereira.
A primeira parte não chegou ao fim sem nova igualdade no marcador, apontado, em cima do minuto 87, pelo brasileiro Breno. Na etapa complementar, o jogo continuou animado. Aos 78 minutos, Ousmane Camará devolveu a vantagem a José Morais, que levou pouco depois um valente calafrio. O defesa Abdulrahman viu o cartão vermelho direto a seis minutos dos 90 e obrigou a sua equipa a estar em inferioridade numérica para o resto do jogo.
O Shabab Al Ahli procurou o empate para forçar o prolongamento, mas valeu a estoica resiliência do oponente na proteção da sua baliza. Enorme triunfo do Al Sharjah, que celebrou a quarta Supertaça dos Emirados Árabes Unidos da sua história. A equipa ganha uma injeção de moral para o campeonato, onde as coisas não estão fáceis, não indo além do décimo primeiro lugar, com sete pontos ao fim de nove jornadas.
Por sua vez, o Shabab Al Ahli, de Paulo Sousa, é quarto classificado, com 17 pontos, a seis do líder Al Ain. Recorde-se que ambos os conjuntos estão, neste momento, no top8 da fase de liga da Liga dos Campeões asiática, que garante o acesso direto aos oitavos de final da competição.
Recorde o palmarés de José Morais
José Morais conquistou mais um título internacional, dando sequência a uma carreira de sucesso. O treinador português já foi campeão na Arábia Saudita, Coreia do Sul e Tunísia e venceu a Supertaça da Arábia Saudita e a Taça do Irão, juntando agora ao seu vasto currículo a conquista da Supertaça dos Emirados Árabes Unidos.
Recorde-se que Morais, de 60 anos, iniciou a presente temporada no Al Wahda. A saída acabou por ser surpreendente depois dos registos da equipa na era Morais: 13 vitórias em 17 jogos, tendo alcançando o melhor arranque do clube dos últimos 15 anos.














