Feng Shui: Onde colocar a Espada de São Jorge para atrair boas energias
- 28/01/2026
A Espada de São Jorge é uma planta fácil de cuidar que pode trazer várias vantagens. Sabia que pode ajudar a atrair boas energias? Para o conseguir basta seguir algumas das ideias do Feng Shui, a arte de origem chinesa.
O website Homes&Gardens falou com alguns especialistas em Feng Shui para perceber quais os melhores sítios da casa onde deixar esta planta de forma a conseguir atrair boas energias e muita sorte.
“No Feng Shui, a planta Espada de São Jorge possui uma qualidade protetora por se assemelhar a uma espada afiada e feroz. Portanto, pode ser benéfica quando colocada em locais que necessitam de um pouco de proteção”, começa por dizer Anjie Cho.
“Como planta de Feng Shui , a Espada de São Jorge é uma representante por excelência do elemento madeira no Feng Shui”, continua Dee Oujiri. “O seu crescimento ascendente incorpora a energia da expansão, vitalidade e progresso. No Feng Shui, os cinco elementos são usados para criar equilíbrio e harmonia em um espaço.”
Onde colocar a Espada de São Jorge
Dependendo de onde colocar em casa, poderá trazer diversos benefícios. Por exemplo, entrada pode ser um bom local. “Pode ser estrategicamente posicionada seguindo os princípios do Feng Shui para entradas, oferecendo proteção contra energias indesejadas que possam entrar na casa”, continua Dee Oujiri.
Leia Também: Se a sua orquídea deixou de dar flor, veja como deve recuperá-la
Depois, pode também ter em conta algumas áreas das divisões, seja de quartos ou salas. O canto sudeste está muito associado à riqueza. “Simboliza o fluxo ascendente de energia, alinhando-se com a intenção de apoiar e aprimorar o crescimento financeiro e a prosperidade.”
Por outro lado, o canto leste é também benéfico e “irá estar alinhada com intenções de harmonia e vitalidade”. Tê-la no seu espaço de trabalho, no escritório, por exemplo, é mais uma zona que pode trazer diversas vantagens.
"Colocada em áreas de trabalho, pode protegê-lo de energias desafiadoras, como lidar com um colega de trabalho ou cliente difícil. O formato de espada das folhas traz uma energia forte e protetora para ajudar a mantê-lo seguro e concentrado", acrescenta Anjie Cho.
Também no quarto é uma planta que consegue atrair boas energias. “É também o espaço mais privado da sua casa. O quarto representa a sua criança interior. Esta planta neste ambiente pode oferecer uma sensação de segurança para que possa dormir em paz e com alguma proteção, criando, assim, um ambiente para um sono mais reparador."
Cinco plantas resistentes e que sobrevivem mesmo em casas com pouca luz
Não tem muita luz natural em casa? Evita decorar com plantas com medo que morram rapidamente? Existem espécies de plantas ideais para estes tipos de espaços. Não acredita? Petar Ivanov, um especialista em jardinagem, citado na Woman & Home, mencionou cinco exemplos muito resistentes.
Cinco plantas que sobrevivem em casas com pouca luz:
- Planta da sorte (zamioculcas). "É muito resistente e praticamente impossível de matar", afirma. Pode colocá-la nos cantos mais escuros da casa;
- Espada de São Jorge (sansevieria trifasciata). "São muito fáceis de cuidar e capazes de tolerar não só regas pouco frequentes, como também podem prosperar em múltiplos níveis de luz, incluindo pouca luz";
- Lírios da paz (spathiphyllum). Requerem cuidados mínimos e necessitam apenas de um pouco de luz do sol de manhã";
- Hera inglesa (hedera helix). Ficam bem "em quase todas as condições de luminosidade." É importante lembrar que apreciam um solo húmido, mas não enxarcado;
- Palmeira de sala (chamaedorea elegans). "Pode desenvolver-se em condições de pouca luz e é uma planta relativamente fácil de cuidar."














