Felipa Garnel lança comovente "pedido de ajuda ao Hospital de Cascais"
- 14/01/2026
A mãe de Felipa Garnel foi há dois meses diagnosticada com "um cancro da mamã hormonal, agressivo". Aos 86 anos a mãe da antiga apresentadora lida com a doença e os sintomas da quimioterapia, o que levou Felipa a tomar conhecimento de um equipamento que pode ajudar doentes em situações como esta.
"Existe hoje em dia um capacete gelado que se coloca na cabeça dos pacientes durante a administração da quimioterapia e que tem tido resultados muito bons", de forma a evitar a perda de cabelo. Porém, este equipamento não está disponível no hospital em questão.
Felipa decidiu assim tornar público, através das redes sociais, "um pedido de ajuda à administração do Hospital de Cascais".
"A minha mãe já perdeu todo o cabelo, já o rapou, por isso este pedido não é para ela, é para que a administração do Hospital de Cascais faça este esforço, que não é assim tão grande, e que invista nesta capacete", defendeu.
"Há dois meses foi a minha mãe, amanhã posso ser eu ou vocês, como foi a Joana que eu conheci no serviço de oncologia do Hospital de Cascais", continuou, apresentando aos seguidores a história de Joana.
Atualmente a fazer quimioterapia, Joana tem esperança de que este capacete seja comprado e que não venha a perder o cabelo. Para a paciente esta é já a terceira vez que lida com a doença e com os efeitos da quimioterapia. Teve cancro pela primeira vez há 20 anos, a doença voltou em 2013 e recentemente foi confrontada novamente com o ressurgimento do cancro.
"É algo que mexe connosco emocionalmente", lamentou Joana referindo-se à perda do cabelo, pela qual já passou duas vezes.
"Não costumo pedir para partilharem os meus posts ou vídeos, mas peço que o façam com este. Para ter a certeza de que chega a quem de direito, ou seja, à administração do Hospital de Cascais. Como digo no vídeo, este meu pedido já não vai a tempo de ajudar a minha mãe. Mas acredito que possa ser útil a muitas pessoas para quem a perda de cabelo durante o tratamento de quimioterapia é um pesadelo, como é o caso da Joana Salgueiro que dá aqui um testemunho fantástico (vale a pena ver o vídeo até ao fim!)
Sei que muitos hospitais, principalmente privados e até alguns públicos, como o S. Francisco Xavier, já têm este «Cold Cap». A minha ambição é que todos, sem exceção, o consigam adquirir.
Quero salvaguardar, no entanto, que este capacete gelado de que falo, não tem os mesmos resultados em toda a gente e que eles podem diferir mediante os químicos utilizados", explicou, por fim, Felipa Garnel.














