Feirense mantém Desportivo de Chaves em 'queda livre'
- 14/02/2026
O Feirense deixou para trás os 'deslizes' cometidos, de forma consecutiva, perante Marítimo (empate a uma bola) e Leixões (derrota, por 2-1), e regressou, ao final da manhã deste sábado, aos triunfos, ao receber e bater o Desportivo de Chaves, por 1-0, no encontro de abertura da 22.ª jornada da II Liga.
Encontro esse que foi particularmente acidentado, de tal maneira que, no final da primeira parte, ambas as equipas já tinham reclamado grandes penalidades, os flavienses por suposta falta de André Lopes sobre David Kusso, aos 24 minutos, e os fogaceiros alegado toque de Bruno Rodrigues sobre Bruno Silva, aos 39. No entanto, em ambos os casos, o árbitro, Anzhony Rodrigues, optou por nada assinalar.
No segundo tempo, a formação da casa intensificou a pressão sobre a visitante, e precisou de apenas oito minutos após o regresso dos balneários para 'desfazer o nó', por intermédio de Gui Meira, que deu o melhor seguimento possível a um cruzamento rasteiro de João Oliveira, apesar dos esforços do guarda-redes adversário, Marko Gudzulic.
Os homens de Vítor Martins ainda procuraram responder, e chegaram mesmo a protestar um novo castigo máximo, na sequência de um lance dividido que deixou Reinaldo caído no relvado. À beira do apito final, Gui Meira voltou mesmo a fazer das suas, mas estava em fora de jogo, pelo que o marcador do Estádio Marcolino Castro não sofreu novas alterações.
As contas (e o que ainda falta jogar) da 22.ª jornada da II Liga
Ainda este sábado, pelas 14h00 (hora de Portugal Continental), haverá lugar a um Académico de Viseu-Oliveirense, que se seguirá de um Farense-Leixões (às 15h30) e de um Benfica B (às 18h00). Para domingo, ficam reservados o Paços de Ferreira-Torreense, o Vizela-Marítimo, o Sporting B-Portimonense (todos às 11h00) e o União de Leiria-FC Porto B (às 18h00).
A 22.ª jornada do segundo escalão do futebol português só irá terminar na segunda-feira, pelas 18h00, no Estádio Municipal 25 de Abril, com o embate que colocará, frente a frente, Penafiel e Lusitânia de Lourosa, que poderá vir a ter um impacto direto nas contas, quer da subida à I Liga, quer da despromoção à Liga 3.
Feitas as contas, com este triunfo, o Feirense passa a somar 31 pontos e ascende, provisoriamente, à quinta posição da tabela, em igualdade com o Lusitânia de Lourosa. À sua frente, estão apenas o Marítimo (com 41 pontos), o Académico de Viseu, o Sporting B (ambos com 35) e o Torreense (com 32), todos com menos um jogo disputado.
Já o Desportivo de Chaves, que permanece com 27 pontos, corre sérios riscos de vir a 'tombar' do décimo lugar, que (ainda) partilha com Felgueiras e Benfica B. Isto, numa altura em que o Farense, equipa que mora imediatamente abaixo da 'linha de água' (e que ainda irá entrar em cena) leva apenas três pontos de desvantagem.
Este é, de resto, um momento particularmente delicado para os flavienses, que, nos sete últimos jogos, somaram seis derrotas (ante Portimonense, Marítimo, Benfica B, Felgueiras, Penafiel e, agora, Feirense) e um empate (com o Lusitânia de Lourosa).
Leia Também: União de Leiria prepara jogo com FC Porto B na Cidade do Futebol













