Federação da paralisia cerebral convida partidos a conhecer voto acessível

  • 10/12/2025

Este voto vai eleger no sábado, em Lisboa, a nova direção, revelou hoje o presidente da FAPPC.

 

Em declarações à Lusa, Rui Coimbras, que será reeleito para o novo mandato até dezembro de 2029, explicou que o convite é mais "uma tentativa de sensibilizar o poder político para a necessidade de implementar o voto acessível", defendendo que "só assim todos os portugueses poderão votar".

Segundo a federação, será utilizado pela primeira vez em ato eleitoral da FAPPC o Sistema de Voto Acessível, desenvolvido pela instituição em parceria com a IBM/Softinsa e que é uma solução internacionalmente reconhecida e premiada pelas Nações Unidas.

Para o presidente da FAPPC, "há um alargado número de eleitores, para os quais o artigo n.º 10 da Constituição da República Portuguesa [voto secreto] não é respeitado -- apesar de desde 2017 já haver uma possível solução para tal em Portugal".

"Pretendemos que se cumpra o que foi assumido e que se respeite o definido no artigo 29.º da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (das Nações Unidas). Mantemos, por isso, o já apresentado propósito de sermos recebidos pela Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Desde 2018 que a FAPPC aguarda a efetivação de um prometido convite", lamentou o responsável.

A eleição através do voto acessível ocorrerá no decorrer do Congresso "Sustentabilidade / Acessibilidade / Sexualidade" e, na conversa com a Lusa, o dirigente lembrou que em 25 de março deste ano, foi publicado em Diário da República a "recomendação ao Governo da implementação do voto acessível para pessoas com paralisia cerebral e outras deficiências".

Segundo Rui Coimbras, foi recomendado ao Governo que "realize um estudo detalhado sobre a viabilidade e os benefícios do sistema de voto acessível desenvolvido pela Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral, incluindo a análise do impacto desta solução em contextos eleitorais".

Foi ainda recomendado que se "implemente um programa piloto para testar a aplicação do sistema de voto acessível nas várias secções eleitorais, averiguando a satisfação dos cidadãos e dos membros responsáveis pelas mesas de voto".

"Todavia, até hoje, nada aconteceu", lamentou o dirigente, defendendo que a implementação do voto acessível em Portugal "resolveria um problema constitucional", mas que os "partidos não têm manifestado disponibilidade para debater um tema da democracia, da Constituição".

Para o responsável, "as eleições em Portugal são inconstitucionais. Se o artigo 10.º diz que o voto é secreto e o Estado obriga a votar acompanhado, o voto não é secreto".

[Notícia atualizada às 20h10 com nova imagem]

Leia Também: Casa Branca: Algumas estatísticas económicas não deverão ser publicadas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2902543/federacao-da-paralisia-cerebral-convida-partidos-a-conhecer-voto-acessivel#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes