Federação abre linha de apoio financeiro a clubes afetados pelo mau tempo
- 02/02/2026
A iniciativa prevê um "apoio máximo por entidade de 7.500 euros", podendo este valor, excecionalmente, ser superior quando justificado e "enquadrado na disponibilidade total do apoio", explicou a Federação.
O apoio anunciado hoje pela FGP é apenas indicado para os efeitos da depressão Kristin em Portugal, nomeadamente para "reparações urgentes" de infraestruturas, reposições de condições de segurança, reparação de material gímnico danificado ou aluguer temporário de espaços para continuação da atividade.
Nove pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo.
A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois três óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.
Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.













