Feche a porta do quarto à noite! Esta recomendação pode salvar-lhe vida
- 21/01/2026
A claridade, o aquecimento e outras características que tolera ou prefere no quarto, durante a noite, estão diretamente relacionadas com hábitos que criou e que lhe foram incutidos durante a infância.
Se cresceu com a porta do quarto aberta para se sentir mais próximo dos outros quartos é possível que ainda mantenha esse hábito e, provavelmente, será difícil de reajustá-lo.
Contudo, saiba que não é impossível. Aliás, depois de tomar nota desta possível consequência vai passar a adaptar esse comportamento.
Jennifer Williams, uma especialista de segurança e líder de pesquisa no Fire Safety Research Institute revelou ao Better Homes & Gardens que manter a porta do quarto aberto durante a noite pode ser um dos piores hábitos que pode ter em casa.
Antes de saber o motivo, vá fechar a porta e perceba que essa ação não lhe rouba mais do que um segundo. A não ser que tenha um quarto de rei, isto é, quase do tamanho de dois campos de ténis. Isso seria quase considerado uma caminhada noturna, mas nunca desnecessária.
Leia Também: 5 coisas que nunca deve guardar ao pé do aquecedor, segundo um bombeiro
A explicação para manter a porta do quarto fechada enquanto dorme
"As estatísticas são reveladoras e, espero que, suficientes para motivar as pessoas a nunca mais ignorarem esta tarefa noturna", aponta Jennifer Williams.
Segundo os dados revelados, "50% das mortes por incêndio domiciliário ocorrem entre as 23 e as 7 horas — o período médio em que as pessoa, geralmente, estão a dormir".
Se acordar sobressaltado durante este período sabe que a probabilidade de ficar desorientado é elevada. Estudos mostram que perante um incêndio comum, "as pessoas têm em média três minutos ou menos para fugir e ficarem em segurança".
Assim, com o pouco tempo que tem, entre sonolência e sensação de desespero, o ideal é não correr riscos e, por isso, é que este perito em segurança diz que "vemos repetidamente a diferença que uma porta fechada pode fazer", podendo chegar a "desacelerar a propagação do fogo ao restringir o seu contacto com o oxigénio".
Desta forma, uma porta fechada acaba por criar uma barreira entre si e os fumos perigosos, dando-lhe também "um pouco mais de tempo e proteção para se recompor e sair", esclarece Jennifer Williams. E nalguns casos, quando não tem forma de sair, este procedimento é essencial para ter tempo de ligar aos bombeiros a pedir socorro.
Outras dicas de segurança contra incêndios noturnos
1 - Se tem detetores de fumo em casa, assegure-se de que estão todos a funcionar corretamente.
2 - Tenha mais do que um plano de emergência. Estes devem ser realistas e bem definidos. Certifique-se também que todos os membros de casa estão a par dessas normas de segurança.
3 - Evite usar eletrodomésticos durante a noite, especialmente se tiverem alguma fonte de calor associada, por exemplo como é o caso de máquinas de secar roupa.














