FC Porto vota expulsão de Fernando e Sandra Madureira (e já há data)
- 12/11/2025
O FC Porto convocou, para o próximo dia 22 de novembro, uma Assembleia Geral (AG) Ordinária, cuja ordem de trabalhos irá contar com um total de seis pontos, com destaque para "o recurso apresentado da decisão do Conselho Fiscal e Disciplinar que aplicou a pena de expulsão ao associado Fernando Augusto da Silva Monteiro Madureira" e "Sandra Manuela Bessa do Vale Madureira".
Também serão votadas as potenciais expulsões dos sócios Vítor Manuel Oliveira e Vítor Manuel de Oliveira Monteiro da Silva, que, tal como Fernando e Sandra Madureira, foram condenados no âmbito do julgamento da Operação Pretoriano, espoletado pelos episódios de violência registados na reunião magna de novembro de 2023, na qual se considerou ter sido criado "um clima de intimidação e medo" para defender a direção então liderada por Jorge Nuno Pinto da Costa.
Fernando Madureira, então líder dos Super Dragões, foi condenado a uma pena de prisão de três anos e nove meses, e a mulher, Sandra Madureira, a uma pena de dois anos e oito meses. O primeiro foi, ainda, impedido de entrar em recintos desportivos durante dois anos e seis meses, e a segunda durante um ano e seis meses.
"Verifica-se ter cessado o justo impedimento (medidas de coação) que impendiam sobre os Associados Vítor Manuel Oliveira, Vítor Manuel de Oliveira Monteiro da Silva e Sandra Manuela Bessa do Vale Madureira e que impediam estes Associados de comparecer à reunião da Assembleia Geral (...). Pode ainda verificar-se, até à data da Assembleia Geral, que venha a cessar o impedimento relativamente à presença do Associado Fernando Augusto da Silva Monteiro Madureira naquela Assembleia", completa a nota.
Relatório Anual Integrado também vai ser discutido
Nesta Assembleia Geral, será, ainda, discutido o "Relatório Anual Integrado, que inclui as Contas Individuais e as Contas Consolidadas, e respetivos Parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar e Parecer do Conselho Superior, respeitantes ao período compreendido entre 1 de julho de 2024 e 30 de junho de 2025".
Neste, recorde-se, o FC Porto apresentou aquele que foi o seu melhor resultado líquido consolidado de sempre, no valor de 39,2 milhões de euros, isto , depois de, no exercício anterior, ter registado um prejuízo significativo de 21,1 milhões de euros.
Os dragões esclarecem que " poderão estar presentes, participar nos debates e votar os associados sénior do clube, ou seja, os sócios maiores de idade que perfaçam um ano ininterrupto como associados à data da realização da reunião da Assembleia Geral, que tenham as quotas devidamente regularizadas até ao mês de outubro de 2025".
"Para efeitos de credenciação, os sócios deverão apresentar documentalmente, em suporte físico ou em suporte digital, o cartão de sócio acompanhado de documento de identificação com fotografia", acrescenta, sendo que a primeira convocatória está agendada para as 09h00 (hora de Portugal Continental), "caso se encontre presente a maioria absoluta dos associados com direito de voto", e a segunda para as 09h30, "seja qual for o número de sócios presentes".
"A credenciação dos sócios para o exercício do direito de voto encerrará às 19h00, salvaguardando-se, porém, o direito de o fazerem aqueles que, a essa hora, se mostrem integrados na fila formada para o efeito", remata o documento.
Leia Também: Kiwior e Bednarek e os desafios no FC Porto: "A francesinha assusta-me"













