FC Porto 'vinga-se' e atrasa Sporting na luta pelo topo. Benfica sorri
- 07/02/2026
À terceira foi de vez nos duelos entre Sporting e FC Porto esta temporada. O emblema de Alvalade recebeu e perdeu, no decorrer da tarde deste sábado, diante do conjunto azul e branco por 76-82, no jogo grande da jornada 14 do campeonato nacional de basquetebol. Foi o primeiro triunfo dos dragões em jogos contra os leões esta época.
O Pavilhão João Rocha, em Lisboa, recebeu aquele que foi o terceiro embate da temporada entre verde e brancos e azuis e brancos. Até esta partida, a vantagem era nítida, visto que os verdes e brancos tinham vencido ambos os dois jogos anteriores, ambos no Dragão Arena, primeiro no campeonato (76-82), depois na Taça Hugo dos Santos (88-108).
Os dois rivais chegavam a este jogo em fases bem distintas. Ao passo que o Sporting vinha motivado de uma vitória no dérbi na última jornada (78-87) contra o Benfica, que permitiu que os leões se mantivessem colados aos rivais na liderança da classificação, o FC Porto apareceu em Lisboa numa temporada de instabilidade enorme, bem patente pelos resultados a nível interno e a sua classificação no campeonato.
Este Clássico, que aconteceu dois dias antes daquele que vai ter lugar no Estádio do Dragão, neste caso para a I Liga, ficou marcado por um intenso equilíbrio do início ao fim. Aliás, os dois primeiros quartos da partida terminaram empatados, com o jogo a ir igualado para o intervalo (42-42).
Apenas no terceiro quarto é que os dragões conseguiram 'descolar-se' no marcador, com os azuis e brancos a saírem para os últimos minutos com o marcador em 58-62. No último quarto, os leões reagiram, chegaram a estar na liderança, mas acabaram mesmo por ver os azuis e brancos superiorizarem-se ligeiramente já perto do fim.
Com este resultado, o FC Porto chega aos 23 pontos e consegue aproximar-se de Sporting que é segundo classificado com 25 pontos.
Leões e dragões podem voltar a encontrar-se dentro de duas semanas caso passem às meias finais do final four da Taça de Portugal.
Benfica aplica-se para vencer Imortal
Também na tarde deste sábado, o Benfica teve de suar para levar a melhor na visita ao Imortal. As águias venceram por 105-95 na ida até Albufeira.
No Algarve, e uma semana depois da derrota contra o Sporting no dérbi, voltou a realizar um arranque de partida abaixo do expectável, com o Imortal a liderar o primeiro período de jogo. Os algarvios venciam no fecho do primeiro quarto (32-29). A receita algarvia repetiu-se no segundo tempo, com o conjunto da casa a sair para o intervalo a vencer (54-50).
A formação liderada por Norberto Alves tentou recuperar da desvantagem na segunda parte e mostrou uma boa reação no terceiro período. Com uma maior taxa de eficácia, as águias viraram o marcador e foram para o último quarto a vencer por 77-68. O último período foi dominado pelos lisboetas, que confirmaram a vitória.
O Benfica segue, desta forma, na liderança da competição com 27 pontos. O Imortal é sexto com 19 pontos.
[Notícia atualizada às 17h49]














