FC Porto vence (com polémica) em Guimarães e deixa rivais mais longe

  • 18/01/2026

O FC Porto evitou o segundo tropeção na edição deste ano do campeonato português. No arranque da segunda volta da I Liga, o líder isolado venceu pela margem mínima, na noite deste domingo, na visita ao terreno do Vitória SC, em jogo da jornada 18 da competição.

 

Num jogo impróprio para cardíacos no Estádio D. Afonso Henriques, na cidade de Guimarães, as duas equipas tiveram boas oportunidades para quebrar o nulo no encontro, com o único golo do jogo a surgir já dentro dos dez minutos finais.

Um resultado que mantém tudo igual nas contas na discussão pelo título. O líder invicto do campeonato respondeu de forma positiva aos triunfos dos rivais Sporting (contra o Casa Pia) e Benfica (diante do Rio Ave), repondo distâncias para os dois emblemas da cidade de Lisboa. Por seu turno, o Vitória SC vê ficarem mais longe os lugares de acesso às provas europeias na próxima época.

Filme do jogo:

Em relação à equipa que venceu o Benfica na passada quarta-feira nos quartos de final da Taça de Portugal, Francesco Farioli surpreendeu e deixou no banco o polaco Jan Bednarek. Já Luís Pinto fez muitas mexidas em comparação com o onze inicial que tinha batido o rival Sporting de Braga, em Leiria, na final da Taça da Liga, que valeu o título de campeão de inverno ao conjunto de Guimarães.

Frenético é o adjetivo que resume bem aquilo que se passou nos primeiros 45 minutos na cidade de Guimarães. O Vitória SC criou inúmeras dificuldades ao FC Porto, que não conseguiu criar grandes lances junto da baliza à guarda de Juan Castillo. O clube da casa teve mais bola e melhor organização, com várias aproximações de perigo à baliza contrária.

O Vitória SC entrou melhor na partida e esteve perto de ferir os portistas logo ao minuto três. Noah Saviolo passou por Alberto, deixou a bola em Ndoye e este colocou-a em Oumar Camara, mas Martim Fernandes fechou o caminho para a baliza. Do lado contrário, e depois de ter travado o ímpeto inicial dos vitorianos, o FC Porto dispôs de uma enorme ocasião para abrir a contagem.

Lebedenko fez falta sobre Alberto Costa na área e João Gonçalves apontou para a marca de penálti aos 25 minutos. Samu fez o mais difícil e atirou à trave da baliza dos minhotos, falhando o primeiro castigo máximo ao serviço dos portistas. O Vitória respondeu com personalidade e esteve muito perto de marcar em cima do minuto 27. Num lance de contra-ataque muito rápido, Saviolo cruzou para a área, mas Ndoye e Samu Silva atrapalham-se e protagonizaram um falhanço incrível.

À semelhança da primeira parte, a segunda foi também ela eletrizante e com várias ocasiões de golo de parte a parte. Ainda assim, houve apenas um golo que fez mexer as contas no Castelo, já dentro dos dez minutos finais.

Aos 54 minutos, Gabri Veiga deixou vários adversários para trás, e, já em boa posição paea rematar, atirou ligeiramente ao lado. Na resposta, ao minuto 69, Diogo Gosta protagonizou uma defesa absurda. Toni Strata cruzou desde a direita e, ao segundo poste, Lebedenko apareceu a cabecear para uma defesa acrobática do guarda-redes português. Logo depois, e após ser isolado por Alan Varela, Borja Sainz atirou ao poste da baliza vitoriana (71'). Pouco depois, o Vitória SC ficou a queixar-se de dois penáltis, mas nada foi assinalado.

E por falar no médio argentino do FC Porto, foi ele que esteve ligado ao lance que valeu a vitória magra ao FC Porto. O estreante polaco Oskar Pietuszewski caiu na área do Vitória num lance com Telmo Arcanjo, mas o juiz do encontro não assinalou nada numa primeira instância. Depois de rever o lance, e numa situação algo duvidosa, João Gonçalves decidiu marcar um novo penálti a favor dos azuis e brancos. Alan Varela converteu-o e voltou aos golos pelos portistas.

Até final, o Vitória SC lutou pela conquista do empate, mas acabou por não consegui-lo e ficou mesmo com menos um jogador por conta da expulsão de Telmo Arcanjo, que viu o segundo cartão amarelo já nos descontos.

O FC Porto repõe, desta forma, os sete pontos de vantagem sobre o Sporting e os dez à maior sobre o Benfica, seguindo na liderança do campeonato com 52 pontos. O Vitória SC é oitavo classificado com 25 pontos.

Momento do jogo: A grande penalidade convertida por Alan Varela acabou por ser decisiva na definição do vencedor do encontro.

Samu falha penálti em Guimarães e atinge dado ao serviço do FC Porto

Samu falha penálti em Guimarães e atinge dado ao serviço do FC Porto

Depois de uma falta dentro da área de Lebedenko sobre Alberto Costa, o avançado espanhol do FC Porto foi chamado a bater o castigo máximo. Acabou por atirar à trave da baliza do Vitória SC.

Notícias ao Minuto | 21:32 - 18/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2921756/fc-porto-vence-com-polemica-em-guimaraes-e-deixa-rivais-mais-longe#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes