FC Porto vai renovar com Diogo Costa, mas com um pormenor
- 21/12/2025
Em altura de natal, o FC Porto prepara-se para dar uma prenda aos seus adeptos, anunciando a renovação de contrato com o guarda-redes Diogo Costa até junho de 2030.
A informação foi avançada, este domingo, pelo jornal O JOGO, que salientou ainda um pormenor importante. A cláusula de rescisão fixada nos 75 milhões de euros deverá diminuir, um aspeto importante, sobretudo para os principais tubarões europeus, que poderão estar interessados nos serviços do internacional português, de 26 anos.
O anterior vínculo do camisola 99 dos dragões expirava em 2027. Diogo Costa fez toda o seu percurso desportivo no FC Porto, chegando à equipa principal. Em 2019/20, estreou-se sob o comando técnico de Sérgio Conceição, que confiou no atleta para assumir a baliza portista nos jogos da Taça de Portugal. A prova rainha tem um significado especial para Diogo Costa, titular na final com o Benfica, que culminou com vitória (2-1) do emblema nortenho.
Em 2021/22, Diogo Costa passou a ser o dono absoluto da baliza, estatuto que mantém até então. No "clube do coração", já conquistou sete troféus: Duas I Ligas, três Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira.
A braçadeira de capitão está no seu braço e Diogo Costa é valorizado dentro do plantel liderado por Francesco Farioli, que recuperou a melhor versão do atleta, que foi 'vítima' do pobre rendimento do coletivo na época passada.
Em 2025/26, Diogo Costa sofreu apenas 10 golos em 21 jogos para todas as competições ao serviço do FC Porto. Na I Liga, são apenas 4 em 14 jornadas.
O próximo desafio do líder invicto no campeonato será esta segunda-feira, a partir das 18h45 (horário de Portugal Continental), no terreno do Alverca, para a ronda 15.
Mundial'2026 será uma montra
Cotado como um dos melhores guarda-redes do Mundo, Diogo Costa é ainda marcado pelo lance infeliz no Mundial'2022, no Qatar, no desafio entre Marrocos e Portugal, nos quartos de final. O cabeceamento de Youssef En-Nesyri, que ditou o triunfo (1-0) da seleção africana, não foi bem encarado.
Ainda assim, Diogo Costa continuou a merecer a confiança do selecionador Roberto Martínez e juntos já conquistaram a Liga das Nações, no último verão na Alemanha, sendo que o guarda-redes foi decisivo na final com a Espanha, defendendo o penálti de Morata. As cobranças do castigo máximo são uma das especialidades do jogador português.
No final da presente temporada, Portugal alimenta legítimas aspirações em vencer o Mundial'2026, que seria um feito inédito no futebol nacional. A melhor prestação foi o 3.º lugar em 1966.
Se nada o impedir, Diogo Costa será uma das peças chave na equipa, liderada por Cristiano Ronaldo dentro de campo.
Leia Também: Hugo Oliveira quer surpreender Benfica "no melhor momento da época"














