FC Porto vai homenagear Pinto da Costa no dia em que faria 88 anos
- 23/12/2025
O FC Porto deu a conhecer, esta terça-feira, que vai realizar mais uma homenagem, este domingo, a Pinto da Costa, antigo presidente dos dragões que morreu no passado dia 15 de fevereiro, com a abertura livre ao público do memorial no Estádio do Dragão.
Tal tributo acontecerá em 28 de dezembro, por se tratar do dia em que Pinto da Costa faria 88 anos, valendo a pena recordar que o célebre "Presidente dos Presidentes" esteve a assumir os destinos dos azuis e brancos durante 42 anos, entre 1982 e 2024, quando foi sucedido pelo atual líder André Villas-Boas.
O FC Porto informou ainda que a visita livre decorrerá entre as 10 e as 18 horas deste domingo, naquela que é uma "viagem histórica por momentos, frases e, sobretudo, sentimentos" em torno da longa vida do antigo presidente do clube da cidade Invicta, num memorial construído a partir das várias formas de homenagem, entre cachecóis, bandeiras e camisolas, deixadas junto ao Estádio do Dragão, há sensivelmente dez meses.
"Foram mais de 10 mil os objetos recolhidos e trabalhados pela equipa museológica do FC Porto de modo a serem preservados para, posteriormente, uma parte deles poderem integrar o Memorial permanente agora edificado", pode ler-se no comunicado dos dragões.
Confira o comunicado na íntegra:
"O Memorial a Jorge Nuno Pinto da Costa, construído a partir das homenagens espontâneas deixadas junto ao Estádio do Dragão aquando da sua morte, estará disponível para visita livre no próximo domingo, dia 28 de dezembro.
Neste dia em que o Presidente dos Presidentes completaria 88 anos, todos os que desejem percorrer o espaço do Memorial poderão fazê-lo de forma livre, entre as 10 e as 18 horas. A entrada acontece pelo P1 (Parque 1) do Estádio do Dragão.
O Memorial localiza-se no corredor de acesso aos balneários, em frente à galeria que alberga muitos dos momentos que fazem a história do FC Porto – grande parte deles com Jorge Nuno Pinto da Costa a dirigir o Clube.
Tentando respeitar, dentro do possível, a disposição real dos objetos deixados, esta é como que uma viagem histórica por momentos, frases e, sobretudo, sentimentos de todos os que, direta ou indiretamente, foram tocados por Jorge Nuno Pinto da Costa e pelas conquistas do Futebol Clube do Porto ao longo dos seus 42 anos de Presidência.
Foram mais de 10 mil os objetos recolhidos e trabalhados pela equipa museológica do FC Porto de modo a serem preservados para, posteriormente, uma parte deles poderem integrar o Memorial permanente agora edificado.
A partir do dia 28 de Dezembro de 2025, simbolicamente, este Memorial passará a integrar a Tour FC Porto (Museu + Estádio), permitindo o acesso a este tributo popular por todos quantos visitem o Estádio do Dragão".
Espreite o vídeo abaixo.














