FC Porto vai ao Barreiro vencer Galitos e aproximar-se da liderança
- 27/12/2025
O FC Porto foi, este sábado, ao Barreiro vencer o Galitos (103-78), em jogo da 9.ª jornada do campeonato nacional de basquetebol. Os dragões conseguem, assim, subir até ao terceiro lugar da tabela classificativa, igualando a Oliveirense e ficando a um ponto dos rivais Benfica e Sporting.
No jogo de estreia do norte-americano Robbie Beran, o FC Porto entrou a todo o gás na partida e chegou ao intervalo já com uma vantagem bastante assinalável (57-38).
Vlad Voytso e Cornelius Hudson, com 18 pontos cada, em destaque, a formação orientada por Fernando Sá apenas tirou o pé do acelerador no terceiro período, mas no último quarto voltou a distanciar-se no marcador, conseguindo uma vantagem final de 25 pontos.
O FC Porto fecha, assim, o ano de 2025 com a quinta vitória em oito jogos da presente edição do campeonato e apenas volta a entrar em ação no dia 3 de janeiro do novo ano, com uma receção ao Sp. Braga.
Por sua vez, o Galitos continua afundado na tabela e já leva sete derrotas em oito jogos. Na próxima jornada terá de medir forças com a Ovarense.
Ainda nesta ronda, o Sporting desloca-se amanhã, domingo, ao reduto da Oliveirense, ao passo que o Benfica vai rumar precisamente até Braga.
"A equipa esteve comprometida"
Fernando Sá não escondeu a satisfação por fechar o ano com um trinfo e até apontou ao "melhor jogo da época" azul e branca.
“Foi uma vitória extremamente importante para nós no último jogo fora depois de um mês em que quase não jogámos em casa. Este foi o primeiro jogo depois da Supertaça, que embora não tenhamos vencido, fiquei satisfeito em alguns momentos, principalmente durante a primeira parte, apesar de na segunda termos demonstrado alguma intranquilidade emocional. Depois disto, hoje fizemos o nosso melhor jogo da época", começou por dizer o técnico do FC Porto, citado pelos canais oficias do clube, antes de prosseguir com a sua análise.
"Estivemos muito consistentes, equilibrados em termos emocionais, tomámos boas decisões ofensivas, partilhámos muito bem a bola e ganhámos bastantes ressaltos. A equipa esteve comprometida e eu espero que este seja um retorno à competição da forma que estamos habituados e merecemos", analisou.
Já sobre a estreia de Robbie Beran, que acumulou 12 pontos no primeiro jogo com a camisola do FC Porto, Fernando Sá mostrou-se confiante de que o norte-americano possa assumir um papel fundamental no futuro.
“Vem acrescentar alguma inteligência tática e controlo emocional, além do talento ofensivo e defensivo. Pode ajudar-nos muito, não apenas ele, como também o Cornelius Hudson, que só tem duas semanas de trabalho. O Robbie só fez um treino e hoje já se apresentou num bom nível. O Tanner Omlid voltou após uma paragem de seis meses, em breve o Corey Allen também estará de regresso e o Javian Davis ainda está em recuperação. Há alguns sinais que me deixam bastante otimista em relação ao futuro, especialmente no que diz respeito à consistência e à forma como representamos o clube dentro do campo", rematou o treinador do FC Porto.














