FC Porto 'suspira de alívio' com resultado dos exames a Diogo Costa
- 30/12/2025
O FC Porto anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta terça-feira, na qual esclareceu os motivos pelos quais o treinador italiano Francesco Farioli se viu obrigado a substituir Diogo Costa por Cláudio Ramos, ao intervalo do triunfo conquistado na receção ao AVS, na véspera, por 2-0.
O internacional português foi diagnosticado com "um espasmo muscular com cãibra no gémeo da perna esquerda", motivo pelo qual se limitou a realizar "tratamento", no regresso do plantel azul e branco aos trabalhos, no Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa, no Olival. Ainda assim, esta trata-se de "uma lesão sem gravidade", pelo que não inspira particulares cuidados.
O guarda-redes junta-se no boletim clínico, a Nehuén Pérez (que fez "tratamento e ginásio", após ter sido operado a rotura total do tendão de Aquiles), Luuk de Jong (que realizou "tratamento" a uma lesão parcial no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) e Tomás Pérez (que treinou "condicionado", devido a uma mialgia na coxa esquerda).
Significa isto que, ao tudo indica, o capitão do emblema azul e branco irá recuperar a tempo de participar no próximo jogo, perante o Santa Clara, no Estádio de São Miguel, que está agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo, dia 4 de janeiro, e que diz respeito à 17.ª jornada da I Liga.
Farioli chama dois 'miúdos' ao treino
Além de Diogo Costa, Nehuén Pérez, Tomás Pérez e Luuk de Jong, Francesco Farioli também não pôde contar, nesta sessão de treinos, com o contributo do lateral-esquerdo Zaidu Sanusi, que continua a disputar o Campeonato Africano das Nações (CAN), em representação da Nigéria, em Marrocos.
Para colmatar todas estas ausências, o treinado italiano optou por recorrer à equipa B, promovendo para junto dos 'graúdos' Gabriel Brás (defesa-central de 21 anos de idade) e João Teixeira (médio-centro de 19 anos de idade), que estão, desta maneira, mais perto de cumprirem o sonho de se estrearem ao mais alto nível.
O plantel azul e branco irá, agora, desfrutar de um dia de folga, estando o regresso aos trabalhos marcado para quinta-feira, o primeiro dia do ano civil de 2026, numa sessão que terá lugar no Estádio do Dragão e que decorrerá, excecionalmente, aos olhos dos adeptos, com abertura das portas às 15h00.
FC Porto 'disparado' na liderança
Graças à vitória alcançada sobre o AVS, por 2-0 (graças a dois golos da autoria de Samu Aghehowa, aos 48 e 64 minutos, o último dos quais na conversão de uma grande penalidade), o FC Porto despediu-se de 2025 destacado na liderança da I Liga, com 41 pontos, mais cinco do que o segundo classificado, o Sporting, que goleara o Rio Ave, por 4-0.
Logo atrás, encontra-se o Benfica, a uma distância de dez pontos, depois de não ter conseguido ir além de um empate a duas bolas com o Sporting de Braga, no Estádio Municipal de Braga, num encontro que ficou marcada pela polémica arbitragem de João Gonçalves, juiz filiado na Associação de Futebol do Porto.
Leia Também: Samu é especialista em caçar aves e líder FC Porto fecha ano a sorrir













