FC Porto-Sporting: Jogo que 'vale' sete pontos e pode ser chave na I Liga

  • 07/02/2026

No Estádio do Dragão, o jogo entre o primeiro e o segundo tem assim uma 'amplitude' de sete pontos, sendo que a única certeza é que, no final, os 'azuis e brancos' serão líderes, face aos quatro pontos à maior com que partem para o 'clássico'.

 

A liderança oscila, porém, entre o muito forte, novamente sete pontos à maior (58 contra 51) e vantagem no confronto direto, e o quase impercetível, se for apenas um (55 contra 54) e desvantagem numa possível igualdade pontual no final da prova.

É a diferença entre o campeonato ficar quase entregue aos portistas ou tudo voltar, praticamente, à 'estaca zero', com 13 jornadas por disputar e já sem confrontos diretos entre os dois candidatos ao título -- o Benfica, terceiro, está demasiado longe.

O campeonato como que reabriu, para os 'leões', e isso era tudo o que não queriam os 'dragões', que chegaram a 'ver' a possibilidade de fechar a 20.ª ronda com nove pontos à maior -- quando o Sporting empatava nos descontos na receção ao Nacional e o FC Porto tinha, no dia seguinte, o jogo com o Casa Pia.

No entanto, os 'leões' acabaram por chegar ao triunfo aos 90+6 minutos, para o quarto triunfo consecutivo a acabar -- entretanto já vão em cinco (90, 90+6, 90+4, 90+6 e 117), com o 3-2 após prolongamento com o AVS, para a Taça de Portugal -, e, de forma totalmente inesperada, o líder caiu (1-2) em Rio Maior.

De 'repente', de potenciais nove pontos -- que poderiam ascender a 12 depois do clássico -, a diferença caiu para quatro e, afinal, o 'tri', que o Sporting não consegue há 70 anos, como não conseguia o 'bis', pode ser possível.

Os 'dragões' perderam mais pontos com o Casa Pia do que nas primeiras 19 rondas, pois só tinham cedido dois, na receção ao Benfica (0-0), e o treinador Francesco Farioli já deve ver 'fantasmas', depois de em 2024/25, no Ajax, ter perdido o título neerlandês, numa Eredivie que liderava com nove pontos de avanço, face ao PSV Eindhoven, a cinco rondas do fim.

Ainda assim, o FC Porto tem à mercê a 'redenção', já que pode colocar-se, de novo, com mais sete pontos e selar a vantagem no confronto direto, pois já ganhou por 2-1 em Alvalade, com golos do lesionado Luuk de Jong e do castigado William Gomes. Nehuén Pérez, que reduziu na própria baliza, também é baixa por lesão.

O empate, que se verificou em quatro das últimas cinco épocas, sendo exceção o 3-0 para os anfitriões em 2022/23, também se afigura com um bom resultado para os 'azuis e brancos', que continuariam com mais quatro pontos e asseguravam a vantagem no confronto direto, o primeiro fator de desempate.

Desta forma, só o triunfo será, realmente, um bom resultado para o Sporting, que ficará a um ponto com um triunfo por um golo de diferença e a 'meio' se ganhar por dois e passar a prevalecer em caso de igualdade pontual no final da prova.

O 'leão' tem, no entanto, de fazer algo que não conseguiu na primeira volta, que é somar um triunfo entre as equipas do top 5: perdeu com o FC Porto e empatou com Benfica, Sporting de Braga e Gil Vicente.

Os 'dragões', por seu lado, não lograram vencer o outro 'clássico' caseiro, sendo que o jogo também é entre um FC Porto invicto em casa (oito vitórias e um empate) e um Sporting que não perdeu fora (oito triunfos e duas igualdades).

A ronda 21 coloca igualmente frente a frente a melhor defesa, a dos 'dragões', com seis golos sofridos, e o melhor ataque, o dos 'leões', com 54 marcados, 18 dos quais pelo colombiano Luis Suárez, que, inesperadamente, pelo 'peso' do antecessor, tem sido um substituto à altura de Viktor Gyökeres.

Quanto a baixas, Farioli lamentará, sobretudo, a de William Gomes, expulso em Rio Maior, enquanto Rui Borges também perdeu o seu suplente de 'luxo', neste caso por opção, já que o Sporting resolveu emprestar Alisson ao Nápoles.

O encontro entre o FC Porto e o Sporting, que fecha a 21.ª jornada da edição 2025/26 da I Liga portuguesa de futebol, está marcado para segunda-feira, pelas 20:45, no Estádio do Dragão, no Porto, com arbitragem de João Godinho, da AF Évora, e Tiago Martins no VAR.

 

 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2934912/fc-porto-sporting-jogo-que-vale-sete-pontos-e-pode-ser-chave-na-i-liga#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes