FC Porto-Sintrense: Dragão repete a dose após revolução de Farioli?
- 22/11/2025
O FC Porto, em estado de graça sob o comando técnico do italiano Francesco Farioli, recebe, na noite deste sábado, o Sintrense, num encontro válido para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Um adversário que não é nada estranho aos azuis e brancos, uma vez que se vão defrontar pela terceira vez na prova rainha do futebol português.
Há pouco mais de um ano, o FC Porto vencia o Sintrense em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal. A 20 de outubro de 2024, o conjunto azul e branco, então comandado por Vítor Bruno, deslocou-se até ao Estádio José Gomes, na Reboleira, para medir forças com o Sintrense, acabando por vencer sem problemas de maior (3-0). De lá para cá, muitos jogadores saíram e tudo mudou nos portistas.
Antes, e em outubro de 2021, o FC Porto venceu em 'casa' emprestada do Sintrense. Em Monte Abraão, no estádio do Real SC, o clube da cidade Invicta venceu então por 0-5, com golos de Evanilson (2), Sérgio Oliveira (2) e Toni Martínez.
O segundo clube mais titulado na prova, com 20 troféus, passeou a superioridade na eliminatória anterior, na qual goleou o Celoricense, por 4-0, ao passo que o Sintrense vem de reviravoltas que eliminaram Vizela e Rio Ave.
O jogo entre FC Porto e Sintrense, com vista à primeira vaga nos oitavos de final da Taça de Portugal, está agendado para este sábado, dia 22 de novembro, pelas 20h15 (horário de Portugal Continental), no Estádio do Dragão, e será ajuizado por Hélder Malheiro.
Treinadores em discurso direto
Francesco Farioli
Que conselho pode dar ao treinador do Sintrense? "Não há muitas coisas a dizer. Não vi isso, mas agradeço-lhe as palavras. Não há muitos segredos. A minha carreira começou na liga mais baixa possível no futebol. A minha jornada levou-me a muito boas experiências no estrangeiro. O único segredo, que não o é bem, é trabalhar no duro e ter alguma sorte de conhecer pessoas que, a determinada altura, vão confiar em ti e dar-te a oportunidade que mereces."
Condição de Luuk de Jong e se pode voltar a jogar? "Vai estar na equipa. Começou a treinar connosco no início da semana e teve uma progressão. Em termos de condição aeróbica e capacidade, ele fez um bom trabalho graças à sua dedicação e ao trabalho da equipa médica. Está de volta e amanhã pode ter alguns minutos."
Reencontro com o Sintrense: "Vamos defrontar um adversário numa nova temporada. Acho que só temos quatro jogadores em comparação com o jogo da última temporada. É um novo capítulo. Precisamos de respeitá-los. Já eliminaram o Vizela e o Rio Ave. Estiveram a perder nesses dois jogos e deram a volta ao marcador. É uma equipa muito forte, com pontos interessantes na rotação da bola. Temos de estar prontos para competir."
David Masside
Menor favoritismo: "Em teoria o clube que tem menos condições pode ganhar ao que tem mais condições. Vamos fazer o nosso trabalho normal, à procura do nosso melhor, mostrar o que trabalhámos durante a semana para atingir os nossos objetivos. Mas, claramente, temos noção de que enfrentar uma equipa como o FC Porto faz com que as probabilidades sejam menores para o nosso lado."
Preparação: "É diferente o mediatismo deste encontro, por tudo o que envolve uma deslocação ao Estádio do Dragão. Mas em campo preparámos o jogo como o último do campeonato. Não fugimos muito ao que é a nossa realidade. Temos menos recursos, mas o trabalho é ao nível do que já se faz numa II Liga. Pode haver alguma ansiedade, mas de resto tudo foi muito igual."
Resultado: "Dou prioridade aos valores que vamos transmitir. Temos de ter atitude, mostrar que somos capazes de estar noutros patamares, porque há aqui muito talento. Temos de entrar com toda a personalidade."
Últimos resultados
FC Porto: D-V-V-E-V
Sintrense: D-V-D-E-V
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Rodrigo Mora, William Gomes, Samu e Pepê.
Sintrense: Tiago Neto, Romário Carvalho, João Guerra, Martim Cruz, Anderson Moreira, Rodrigo Luís, André Silva, Pipas, Tomás Lacerda, José Varela e Valdu Té.
Ausências
FC Porto: Jan Bednarek, Nehuén Pérez e Victor Froholdt (lesionados)
Sintrense: Nada a registar.
Leia Também: "Enfrentar o FC Porto faz com que as probabilidades sejam menores"
Leia Também: Ausência de peso, televisão no Olival e um regresso. O que disse Farioli













