FC Porto regressa às vitórias e sacode a pressão no topo

  • 15/02/2026

O FC Porto deixou para trás os dois 'deslizes' consecutivos cometidos perante Casa Pia (derrota, por 2-1) e Sporting (empate a uma bola), e retomou, ao início da tarde deste domingo, a rota das vitórias, ao superar o Nacional, no Estádio da Madeira, por 0-1, graças a um golo 'solitário' da autoria de Jan Bednarek.

 

Um resultado que permite ao emblema azul e branco repor a 'almofada' na liderança da I Liga, e que, ao mesmo tempo, ao mesmo tempo que complica ainda mais a vida aos insulares, que somaram apenas um triunfo nas oito últimas partidas, o que os mantém perigosamente perto dos lugares de despromoção do principal escalão do futebol português.

FC Porto mudado… e 'esvaziado'

Esperava-se um FC Porto profundamente remodelado, por conta das lesões de Samu Aghehowa, Martim Fernandes e Jakub Kiwior, e a verdade é que o plano montado por Francesco Farioli para o ataque, com Rodrigo Mora nas costas de Deniz Gul (e Oskar Pietuszewski a partir da ala esquerda), acabou por sair ‘furado’, muito por conta do contra-plano orquestrado por Tiago Margarido.

Oskar Pietuszewski nunca virou a cara a luta, tal como Deniz Gul, mas Rodrigo Mora foi ‘engolido’ por Joel Silva, que raras vezes lhe deu espaço para orquestrar o tão bem quanto queria. Ainda assim, a verdade é que, a espaços, os dragões foram encontrando maneiras de contornar a resistência insular.

Aos 11 minutos, Oskar Pietuszewski fletiu da ala para o centro e ‘disparou’ para as mãos de Kaique, o mesmo destino que tiveram os cabeceamentos de Deniz Gul e Thiago Silva, aos 13 e 18 minutos, respetivamente. Ainda assim, verdade seja dita, nenhum destes lances foi verdadeiramente desafiador para o brasileiro.

Aliás, o único guarda-redes que foi realmente colocado à parte, no primeiro tempo, foi… Diogo Costa, que, aos 33 minutos, assinou uma defesa de instinto a dois tempos, quando Jesús Ramírez subiu às alturas para desviar, de cabeça, um pontapé de canto cobrado por Igor Liziero, a partir do lado direito.

Farioli tinha o segredo guardado no banco

Na segunda parte, manteve-se a toada da primeira, isto é, um FC Porto com mais bola, mas com dificuldades em criar perigo, pelo que não tardou até que Francesco Farioli optasse por mexer, retirando de campo Rodrigo Mora e Oskar Pietuszewski, e lançando para o seu lugar Gabri Veiga e Borja Sainz.

Um ‘tiro’ que não poderia ter sido mais certeiro, uma vez que, literalmente na primeira vez em que tocou na bola, para cobrar um pontapé de canto, Gabri Veiga colocou-a diretamente na cabeça de Jan Bednarek, que a desviou para o fundo da baliza do Nacional, sem qualquer tipo de hipótese de defesa para Kaique.

Daí em diante, a formação visitante acabou por assumir uma postura mais conservador, dada a importância que este resultado pode vir a assumir, na luta pelo título de campeão nacional, ao passo que os anfitriões ainda tentaram evitar mais um 'amargo de boca', mas sem conseguirem fazer 'cócegas' a Diogo Costa.

Com este triunfo, o FC Porto repõe o conforto no topo da tabela, visto que passa a somar 59 pontos, mais sete do que Sporting (que ainda vai medir forças com o Famalicão, no Estádio José Alvalade) e Benfica (que visitou e derrotou o Santa Clara, por 1-2). O Nacional, por seu lado, permanece com 21 pontos ao cabo de 22 jornadas, pelo que é 14.º classificado.

Momento do jogo: Uma vitória com dedo claro de Francesco Farioli. Face às dificuldades evidenciadas por Rodrigo Mora, lançou Gabri Veiga para o seu lugar, e o impacto foi imediato, visto que, assim que tocou na bola, fê-lo para a cruzar para Jan Bednarek, que a desviou para o fundo da baliza à guarda de Kaique, aos 60 minutos.

O golo de Bednarek que ofereceu vitória ao FC Porto na Choupana

O golo de Bednarek que ofereceu vitória ao FC Porto na Choupana

O central polaco levou a melhor nas alturas e cabeceou de forma certeira para o primeiro golo da partida na Choupana, colocando o FC Porto em vantagem frente ao Nacional.

Notícias ao Minuto | 17:30 - 15/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2939975/fc-porto-regressa-as-vitorias-e-sacode-a-pressao-no-topo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes