FC Porto não fecha portas no mercado e sinaliza interesse em Cyril Ngonge
- 26/01/2026
O FC Porto continua a sua missão de procurar por potenciais reforços para melhorar o plantel de Francesco Farioli e há mais um alvo para o ataque portista que surge esta segunda-feira na imprensa internacional.
Em causa está o interesse dos dragões em Cyril Ngonge, um avançado belga do Napoli, emprestado ao Torino, de Itália, que está a suscitar os olhares de vários clubes, que tentam assegurar a sua contratação.
Segundo o jornalista Nicolò Schira, estará em cima da mesa uma hipótese de rumar ao Estádio Dragão, de forma a colmatar a ausência prolongada de Luuk de Jong, ainda que haja alguma competição pelos serviços do jogador de 25 anos.
A mesma fonte relata ainda que a opção mais forte neste momento passa por uma troca entre a Lazio e o Torino, com o clube de Turim a receber Tijjani Noslin como moeda de troca, dado que Ngonge tem como prioridade permanecer no futebol italiano, mesmo que a proposta do FC Porto seja mais apelativa.
Na presente temporada, o avançado que recentemente se estreou pela seleção da Bélgica conta com apenas um golo e duas assistências em todas as competições, nos 23 jogos disputados ao serviço dos il toro.
Cyril Ngonge foi contratado pelo Napoli na temporada passada de 2024/25, por uma verba a rondar os 20 milhões de euros, apesar de nunca ter participado em mais de 11 golos numa temporada, entre tiros certeiros e assistências.
Two ways for Cyril #Ngonge: a possibile loan swap with Tijjani #Noslin between #Lazio and #Torino or joins #Porto which have shown interest in the belgian winger. Ngonge has preferred to stay in Italy until now, even if Porto’s bid seems important. #transfers
— Nicolò Schira (@NicoSchira) January 26, 2026
FC Porto tem outros nomes em cima da mesa e um deles é... Fábio Silva
O mercado de transferências de inverno encerra, em Portugal, pelas 23h59 (hora de Portugal Continental) da próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro, mas o FC Porto ainda não desistiu de acrescentar mais um avançado ao plantel orientado por Francesco Farioli, de acordo com informações adiantadas, esta segunda-feira, pela Antena 1.
A mesma publicação acrescenta que, neste momento, o nome que mais agrada à direção liderada por André Villas-Boas é o de Fábio Silva, jogador que tarda a colocar em práticas as qualidades que lhe são reconhecidas, no Borussia Dortmund, clube que, no passado verão, pagou perto de 22,5 milhões de euros para o 'resgatar' do Wolverhampton (que, por sua vez, o levou do Estádio do Dragão, em 2020, por 40 milhões de euros).
O internacional português soma, até ao momento, apenas um golo e cinco assistências ao cabo das 21 partidas oficiais em que foi utilizado, desde o arranque da presente temporada de 2025/26, em todas as competições, e o emblema azul e branco estaria disponível para o receber de volta, a título de empréstimo.
A principal alternativa é Terem Moffi, que está em 'rota de colisão' com o Nice, de tal maneira que já não joga desde 30 de novembro, aquando da derrota sofrida na visita ao Lorient, por 3-1, que motivou tamanha indignação junto dos adeptos que acabaram por agredir uma série de jogadores, entre eles, o próprio internacional nigeriano.
O jogador de 26 anos de idade (tal como o companheiro de equipa, Jéremie Boga, também ele atacado) avançou, junto da Ligue 1, com um pedido de rescisão unilateral do contrato que o liga ao clube, até junho de 2027, sendo que, até ao momento, ainda não recebeu qualquer tipo de resposta nesse sentido.
O treinador italiano Francesco Farioli conhece bem o avançado, da passagem pelo Allianz Riviera, e já terá dado 'luz verde' a um eventual reencontro. Um cenário que, no entanto, só será possível se o vínculo deste for, efetivamente, revogado, circunstância que o deixaria disponível, a 'custo zero'.














