FC Porto leva a sério o Sintrense e apura-se para os oitavos da Taça
- 22/11/2025
O FC Porto não ficou atrás de Benfica e Sporting e também confirmou, este sábado, o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal, ao vencer, por 3-0, o Sintrense, do Campeonato de Portugal, no Estádio do Dragão
Borja Sainz (24'), Deniz Gul (70') e Rodrigo Mora (80') foram os autores dos golos dos dragões, que mantêm a invencibilidade dentro de portas.
Nota ainda para o regresso do avançado Luuk de Jong às opções do atual líder da I Liga. O Sintrense é eliminado, mas já fez história na prova, tendo deixado pelo caminho o Vizela e o Rio Ave.
Filme do jogo
Comparativamente com o jogo anterior, em Famalicão (0-1), Cláudio Ramos, Martim Fernandes, Pablo Rosário, Dominik Prpić, Eustáquio, Gabri Veiga e Borja Sainz renderam Diogo Costa, Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Victor Froholdt, Rodrigo Mora e William Gomes na equipa portista.
Como seria de esperar, os comandados de Francesco Farioli dominaram as ações da partida e somaram várias oportunidades. O primeiro remate pertenceu a Francisco Moura, com um tiro à entrada da área. Pouco depois, aos 9', Borja Sainz fez a festa, mas o lance já estava interrompido por posição ilegal do espanhol.
As bolas paradas também foram uma das armas dos dragões na tentativa de desbloquear o nulo. Gabri Veiga ameaçou de canto direto. Valeu a atenta intervenção de Rodrigo Santos.
Era uma questão de tempo até o golo aparecer. Na sequência de um canto, aos 24', Borja Sainz abriu o ativo com um grande remate à entrada da área, deixando Rodrigo pregado ao relvado.
O FC Porto procurou com insistência o segundo golo, mas teve de contentar-se com vantagem magra ao intervalo.
No regresso dos balneários, entraram Deniz Gul e Alberto Costa para os lugares de Samu e Francisco Moura, respetivamente.
O resultado de 1-0 manteve o Sintrense na expetativa, embora sem capacidade de chegar ao último terço. Do lado do FC Porto, Farioli voltou a mexer na equipa aos 62'. Rodrigo Mora e William Gomes substituíram Pepê e Borja Sainz.
Depois de muito tentar, a equipa azul e branca chegou ao 2-0, aos 70', por Deniz Gul, que fez a recarga certeira, após um remate potente de Gabri Veiga de meia distância.
Farioli esgotou as substituições com a entrada de Luuk de Jong. O avançado neerlandês, de 35 anos, não jogava desde o dia 30 de agosto, aquando da vitória (2-1) do FC Porto no terreno do bicampeão Sporting, na 4.ª jornada da I Liga. Nessa partida, marcou o golo inaugural do Clássico.
O camisola 26 teve a oportunidade de assistir dentro de campo a obra de arte do companheiro de equipa Rodrigo Mora. Aos 80'. o jovem criativo levantou as bancadas do Dragão, com um grande golo de pé esquerdo, fora da área.
O FC Porto tornou-se na recente equipa da I Liga na próxima fase da Taça de Portugal, juntando-se a Benfica, AVS, Casa Pia, Vitória SC, Sporting e Famalicão. Lusitano de Évora, da Liga 3, e UD Leiria, continuam a alimentar o sonho de estarem no Jamor.
O que falta jogar na quarta eliminatória da Taça de Portugal?
A quarta eliminatória da Taça de Portugal prossegue este domingo. Haverá lugar ao Lusitânia de Lourosa-Torreense (às 11h00), ao Vila Meã-Leixões, ao Fafe-Arouca (ambos às 14h00), ao Farense-Silves (às 15h00), ao Santa Clara-Comércio e Indústria (às 16h00), ao Tondela-Caldas (às 17h00) e, finalmente, ao Sporting de Braga-Nacional (às 17h30), que dará a ronda por encerrada.
Quanto ao sorteio dos 'oitavos' e dos 'quartos' da prova-rainha do futebol nacional, está agendado para as 14h30, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Leia Também: Sporting revolucionado bate Marinhense mas 'abusa' desperdício de golos













