FC Porto-Gil Vicente: Líder volta a casa para curar o 'galo'
- 26/01/2026
Apenas quatro dias depois do empate a uma bola concedido na deslocação à Doosan Arena, perante o Viktoria Plzen, que complicou as contas do apuramento direto para os oitavos de final da Liga Europa, o FC Porto regressa ao Estádio do Dragão, com o objetivo claro de se 'redimir', diante do Gil Vicente.
O emblema azul e branco vai a jogo sabendo, de antemão, que está obrigado a vencer para repor a confortável vantagem de sete pontos sobre o segundo classificado da I Liga, o Sporting, que, no passado sábado, foi à Serra da Freita 'arrancar a ferros' uma vitória sobre o Arouca, por 1-2, graças a (mais) dois golos da autoria do internacional colombiano Luis Suárez, o último dos quais já seis minutos depois dos 90.
Do outro lado da 'barricada', está aquela que foi a equipa-sensação do arranque da presente temporada de 2025/26, no futebol português, mas que acabou por 'perder gás'. Ainda assim, vem de um moralizador triunfo 'caseiro' sobre o Nacional, por 2-1, que colocou um ponto final a um ciclo 'negro' de sete 'deslizes' consecutivos.
Apesar deste momento desportivo mais delicado, a verdade é que a formação orientada por César Peixoto vai-se conseguindo manter na quarta posição da I Liga (a última que vale o apuramento para as competições europeias), com 31 pontos, mais um do que Sporting de Braga (que vai receber o Alverca) e Moreirense (que bateu o Santa Clara, por 1-0).
O homem que estará sob todos os 'holofotes' será, ainda assim, Samu Aghehowa, que vem de três jogos nos quais, não só não conseguiu marcar, como ainda desperdiçou duas grandes penalidades. Agora, pela frente, terá uma das quatro equipas (juntamente com Sporting, Sporting de Braga e Alverca) às quais ainda não conseguiu marcar, no campeonato nacional.
O FC Porto-Gil Vicente tem pontapé de saída marcado para as 20h15 (hora de Portugal Continental) desta segunda-feira, e irá contar com a arbitragem de António Nobre, juiz da Associação de Futebol de Leiria, que comandará uma equipa formada pelos assistentes Nélson Pereira e Francisco Pereira, o quarto árbitro Fábio Melo, o VAR João Casegas e o AVAR Marco Vieira.
Treinadores em discurso direto
Francesco Farioli
Estado de Froholdt: "Deve estar bem, ontem teve uma sessão de recuperação. Espero que ele esteja bem para o jogo de amanhã. Ele está num bom momento, é um jogador que fez muitos jogos e muitos minutos pela nossa equipa, é jovem, mas está a adaptar-se a um novo país e exigências. Está a progredir muito. Conhecemo-lo como forte fisicamente e pelahabilidade de correr muito durante todos os jogos. Acho que é um jogador que está a melhorar muito a nível técnico e tático. Está a jogar cada vez mais com liderança e personalidade dentro de campo, pelo que há espaço para melhorar ainda mais."
Resposta a César Peixoto: "Não tenho dúvidas. Eles jogam sempre assim. Na primeira volta, foi um jogo olhos nos olhos e amanhã espero um jogo semelhante. Acho que os resultados que eles estão a ter vêm, claramente, de uma mentalidade forte, pelo que vejo o Gil a vir ao Dragão com muita vontade e querer, mas claro que da nossa parte, esse espírito vai estar também. Precisamos de tudo, precisamos dos adeptos para nos 'empurrarem' outra vez na Liga. Mas vai ser um jogo aberto para as duas equipas."
Poucos golos para o FC Porto: "É verdade que só marcámos um golo nos últimos jogos, mas se recuarmos à Liga Europa... Falhámos um penálti, estivemos três vezes à frente do guarda-redes, vários remates defendidos em cima da linha. Acho que tivemos 2,6 golos esperados. Contra o Vitória, houve um penálti falhado, uma bola no poste, alguns momentos muito bons. Acho que estamos a criar uma quantidade decente de oportunidades. Se falarmos de eficácia, sim, faz mais sentido. É algo que também está relacionado com o momento da equipa e é uma questão de alguns centímetros. Precisamos de manter a calma. Hoje vamos tentar melhorar aquilo que falta para conseguirmos ser melhores nesta parte. Mas se avaliarmos as exibições de uma maneira mais racional, acho que estamos bastante bem. É importante manter o ritmo, evoluir nas coisas em que é preciso melhorar e, em simultâneo, não perder o foco."
César Peixoto
Abordagem: "Nós não vamos ao Dragão para jogar bonito e perder por três ou quatro. Vamos lá para competir enquanto equipa, enquanto ideia de jogo, como temos feito até agora. Não vamos facilitar em nada e vamos lutar pelos três pontos".
FC Porto: "Temos pela frente a melhor equipa do campeonato até ao momento. Uma equipa muito forte, que sofre poucos golos e que nos vai causar muitos problemas. Ainda assim, não vamos abdicar da nossa ideia de jogo nem de competir pela vitória, como fazemos frente a qualquer adversário, seja onde for".
Crise de resultados: "Nos últimos 11 jogos temos apenas uma derrota, o que é fantástico para uma equipa como o Gil Vicente. Houve jogos em que tivemos muito volume ofensivo e criámos oportunidades, mas os adversários marcaram nas poucas vezes que foram à frente".
Últimos resultados
FC Porto: V-V-V-V-E
Gil Vicente: E-E-E-E-V
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Jakub Kiwior, Jan Bednarek, Martim Fernandes; Pablo Rosario, Victor Froholdt, Rodrigo Mora; William Gomes, Borja Sainz e Samu Aghehowa.
Gil Vicente: Dani Figueira; Zé Carlos, Jonathan Buatu, Marvin Elimbi, Ghislain Konan; Zé Carlos, Santi García, Luís Esteves; Murilo Souza, Tidjany Touré e Gustavo Varela.
Ausências
FC Porto: Nehuén Pérez, Tomás Pérez e Luuk de Jong (lesionados).
Gil Vicente: Agustín Moreira, Jonathan Mutombo (lesionados) e Facundo Cáseres (castigado).
Leia Também: Samu volta ao 'local do crime'... por cometer para dar razão a Farioli













