FC Porto evita Cabo das Tormentas e respira melhor antes do sufoco
- 31/01/2026
O triunfo fácil do FC Porto frente ao Rangers (3-1), na oitava e última jornada da fase de liga única da Liga Europa, trouxe aos azuis e brancos um descanso que há muito pediam e dois objetivos que deixaram, certamente, Francesco Farioli com um sorriso de orelha a orelha.
Além de ter garantido um lugar de forma direta nos oitavos de final da Liga Europa, o que colocou também mais uns milhões de euros nos cofres da SAD que é liderada por André Villas-Boas, o conjunto portista retirou das próximas semanas dois jogos do playoff desta mesma prova europeia a um mês de fevereiro que poderia ficar carregado.
A ausência destes dois jogos extra permite que o FC Porto tenha um segundo mês do ano com um menor sufoco para preparar o que se espera ser um final de temporada com muitos jogos pela frente.
Semanas limpas em fevereiro, antes de março em força
Os azuis e brancos terão apenas quatro jogos pela frente em fevereiro e todos para o campeonato. Haverá, portanto, semanas limpas para que Francesco Farioli possa preparar os respetivos jogos e tempo para que os jogadores recuperem fisicamente numa época que já vai longa. Numa altura em que a I Liga vai começar a apertar, esta folga extra pode permitir consolidar a liderança com uma outra tranquilidade.
O FC Porto começa o mês de fevereiro com uma visita ao Casa Pia, já na próxima segunda-feira, em Rio Maior, a partir das 20h45 (horário de Portugal Continental). Segue-se o Clássico frente ao Sporting, no Estádio do Dragão, a 9 de fevereiro (20h45), que pode ter contornos de decisivo na corrida pelo título de campeão nacional.
A fechar o mês, e ainda sem data disponível, há a deslocação à Madeira para medir forças com o Nacional, antes da receção ao Rio Ave no fecho do mês de fevereiro. Um segundo mês do ano em modo calmo que vai dar lugar a um março escaldante para o FC Porto. É que além do campeonato, os azuis e brancos vão ter mais duas provas para disputar.
À receção ao Arouca, que vai acontecer na primeira semana do mês de março, podem seguir-se dois Clássicos para o FC Porto. Um deles é certo e é contra o Benfica no Estádio da Luz, na 25.ª jornada da I Liga, Antes, poderá haver a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal contra AVS ou o rival Sporting. Depois do jogo diante das águias, o FC Porto fecha o mês de março com outros dois jogos contra rivais que estão na parte superior da tabela classificativa: Moreirense primeiro e Sporting de Braga depois.
A toda esta parafernália de duelos a nível interno, o FC Porto terá de juntar dois encontros dos oitavos de final da Liga Europa, cujo adversário sairá de um quarteto que formado pelos escoceses do Celtic, os alemães do Estugarda, os búlgaros do Ludogorets e os húngaros do Ferencváros. A definição do oponente só será conhecida no sorteio de 27 de fevereiro, após a conclusão das partidas do playoff.














