FC Porto está atento ao mercado e tem mais dois dossiês abertos
- 25/01/2026
O mercado de transferências de inverno encerra já dentro de, sensivelmente, uma semana, mas o FC Porto ainda não descartou por completo a possibilidade de vir a 'atacá-lo' novamente, para resolver duas lacunas em particular, que considera manterem-se no plantel orientado pelo treinador italiano Francesco Farioli.
De acordo com a edição deste domingo do jornal O Jogo, em cima da mesa está a possibilidade de recrutar mais um médio e mais um ponta de lança (ainda que por motivos bem distintos), garantindo, desta maneira, que estão reunidas todas as condições para que a equipa se mantenha competitiva nas três frentes que lhe restam, isto é, na I Liga, na Taça de Portugal e na Liga Europa.
No caso do setor intermédio, o potencial reforço permanece em aberto com vista à possível saída de algum dos atuais elementos, até porque André Villas-Boas não esquece o que aconteceu há um ano, quando, a horas do fecho do defeso, se viu obrigado a vender Nico González e Wenderson Galeno, para Manchester City e Al-Ahli Jeddah, respetivamente.
O médio espanhol rendeu 60 milhões de euros (isto é, o valor que constava na cláusula de rescisão) e o avançado luso-brasileiro 50 milhões de euros. Valores consideráveis, mas que, por culpa do 'timing', acabaram por não ser devidamente reinvestidos em reforços à altura, numa formação então comandada pelo argentino Martín Anselmi.
Os dragões não têm qualquer intenção de abrir mão de Alan Varela, Pablo Rosario, Victor Froholdt, Gabri Veiga ou Rodrigo Mora, mas as lições do passado levam a estrutura a esboçar um plano de contenção, para a eventualidade de algum deles vir, eventualmente, a ser 'desviado' para o estrangeiro.
Já a necessidade de uma nova opção para a frente de ataque, surge, claro está, da ausência de Luuk de Jong. O internacional neerlandês, recorde-se, foi submetido a uma intervenção cirúrgica, depois de ter sido diagnosticado com uma lesão parcial no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, e não voltará a jogar até ao final da presente temporada.
Samu Aghehowa é titular indiscutível, e Deniz Gul o homem responsável por lhe 'fazer sombra'. Ainda assim, o emblema azul e branco entende que faltam soluções, pelo que pode fazer chegar mais uma 'cara nova', após Oskar Pietuszewski (adquirido ao Jagiellonia Bialystok, por um valor que pode chegar aos dez milhões de euros) e Thiago Silva (recrutado a 'custo zero', após o final do contrato que mantinha com o Fluminense).
Seko Fofana no 'menu' do FC Porto
A mesma publicação acrescenta que, de facto, o nome de Seko Fofana é um dos que está referenciado pelos responsáveis do FC Porto, depois de ter sido proposto por intermediários, dada a delicada situação que vive no Rennes, clube que, há cerca de um ano, pagou ao Al Nassr qualquer coisa como 20 milhões de euros pelo seu passe.
O internacional costa-marfinense participou em apenas 12 jogos oficiais, esta época, e também tem mercado na Turquia, mas veria com melhores olhos a possibilidade de dar continuidade à carreira em Portugal, onde também conta com o interesse... do Benfica, que também não descarta um reforço do centro do terreno.
Leia Também: Benfica e FC Porto lutam por Seko Fofana, ex-colega de Cristiano Ronaldo













