FC Porto encontrou 'Fontes' dos golos e vê Sporting e Benfica mais longe

  • 07/12/2025

O FC Porto teve a oportunidade nas mãos e não a desperdiçou. O conjunto azul e branco capitalizou da melhor forma o empate no dérbi lisboeta entre o Benfica e o Sporting (1-1) e venceu na visita, este domingo, ao Tondela, por 0-2, em jogo da 13.ª jornada da I Liga.

 

Depois de 45 minutos sem golos no Estádio João Cardoso, os dragões sorriram na viagem até à Beira Alta com dois golos no espaço de um minuto já na segunda parte deram os três pontos ao FC Porto. 

Um triunfo que deixou o conjunto da cidade Invicta ainda mais confortável na liderança e a cinco pontos do Sporting e a oito do Benfica, que na sexta-feira abriram a ronda com a igualdade no Estádio da Luz.

Filme do jogo:

Ainda na 'ressaca' da eliminação da Taça da Liga, com uma derrota diante do Vitória SC no Estádio do Dragão (1-3), os dragões tinham caminho aberto para se consolidarem como líderes, jogando em casa de um Tondela que era, à entrada para esta 13.ª jornada, o 16.º colocado e que ainda não tinha vencido qualquer partida no seu estádio.

Desde cedo que o FC Porto mostrou ao que vinha e que queria deixar para trás a derrota da passada quinta-feira. A primeira parte foi equilibrada, com ligeiro ascendente dos portistas, mas com os auriverdes sempre de olhos postos na baliza contrária. Jordan Pefok foi uma dor de cabeça para o último reduto portista.

Logo aos seis minutos, Bernardo Fontes, que tem sido uma das figuras em destaque no Tondela esta época, evitou o que seria um autogolo de Brayan Medina. O guarda-redes brasileiro voltaria a estar em evidência quando se estirou para defender o remate cruzado de Samu. Pelo meio, Diogo Costa agarrou um cabeceamento de Jordan Pefok.

O Tondela não se amedrontou perante o poderio do adversário e voltou a fazer das suas ao minuto 19. Após um pontapé de canto batido por Hugo Félix, do lado direito, Jordan Pefok cabeceou por cima da barra da baliza. O mesmo avançado dos Estados Unidos da América voltou a dar trabalho à defensiva azul e branca ao minuto 29, rematando para defesa de Diogo Costa.

Do lado oposto, e depois de Bernardo Fontes ter voado para defender um remate cruzado de William Gomes, o jovem Rodrigo Mora colocou a bola no fundo das redes contrárias, ao aproveitar alguma confusão na área tondelense para atirar a contar. No entanto, o médio estava em posição irregular por 25 centímetros e o lance foi anulado.

Até final da primeira parte, o Tondela também contou com um golo anulado. Aos 45+2', Brayan Medina colocou a bola no fundo das redes da baliza defendida por Diogo Costa, contudo, viu o seu golo ser anulado devido a falta sobre Victor Froholdt, no momento do cabeceamento.

Se os primeiros 45 minutos em Tondela não tiveram golos, a etapa complementar contou logo com dois e no espaço de apenas um minuto. Praticamente no reatamento da partida, aos 48 minutos, Bernardo Fontes defendeu um cabeceamento de Jakub Kiwior. Na recarga, espanhol Samu Aghehowa apareceu em zona oportuna na grande área para abrir as contas e voltar aos golos na I Liga sensivelmente um mês depois do último.

Os adeptos do FC Porto ainda festejavam o primeiro tento quando William Gomes fixou o resultado final aos 49 minutos. Bernardo Fontes tentou sair a jogar em posse, mas o brasileiro acabou por entregar a bola ao compatriota que, com tranquilidade, fechou as contas no Estádio João Cardoso.

Com esta reentrada de rompante no segundo tempo, o FC Porto deitou por terra quaisquer que pudessem ser as esperanças do Tondela. O que se seguiu foi um controlo absoluto por parte dos portistas, que só não marcaram mais golos por profundo desacerto. Destaque para um remate de Samu ao minuto 79 que passou perto do ferro.

Após esta vitória, o FC Porto passou a somar 37 pontos, mais cinco que Sporting e mais oito que Benfica, enquanto o Tondela caiu para lugar de playoff, em 16.º, com os mesmos nove pontos de Casa Pia e Arouca.

Momento do jogo: A rapidez de Samu a reagir à defesa de Bernardo Fontes acabou por ser o catalizador para este triunfo seguro do FC Porto.

Polémica à vista? O golo anulado a Rodrigo Mora no Tondela-FC Porto

Polémica à vista? O golo anulado a Rodrigo Mora no Tondela-FC Porto

Jovem criativo portista surgiu na cara do guarda-redes Bernardo Fontes e atirou para o fundo da baliza tondelense. Ainda assim, o médio estava em posição irregular e o tento acabou por ser anulado.

Rodrigo Querido | 21:55 - 07/12/2025

Leia Também: Tondela ainda festejou este golo frente ao FC Porto... até ser anulado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2900978/fc-porto-encontrou-fontes-dos-golos-e-ve-sporting-e-benfica-mais-longe#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes