FC Porto e Vitória em estado de graça, Sporting e Benfica atentos
- 15/01/2026
A deslocação no domingo ao estádio do sétimo posicionado e recente vencedor da Taça da Liga, no arranque da segunda volta do campeonato, será mais um teste importante à liderança invicta dos 'dragões', já depois de os perseguidores Sporting e Benfica terem disputado os respetivos jogos.
O bicampeão nacional, segundo classificado, a sete pontos do FC Porto, recebe o Casa Pia (15.º) na sexta-feira, no encontro de abertura da ronda, que marca a estreia de Álvaro Pacheco como treinador dos casapianos, enquanto o Benfica, terceiro colocado, a 10 pontos do comandante, desloca-se no sábado ao terreno do Rio Ave (10.º).
Após uma primeira volta quase perfeita, em que deixou escapar apenas um empate, na receção às 'águias' (0-0), o FC Porto procura conquistar a 10.ª vitória seguida na I Liga, ampliando a melhor série da prova frente a um adversário que bateu por categórico 3-0 na jornada inaugural, em casa.
Na quarta-feira, a equipa portuense obteve um triunfo que foi incapaz de alcançar no campeonato, ao impor-se por 1-0 na receção ao Benfica, nos quartos de final da Taça de Portugal, mas pode ter perdido os defesas Jan Bednarek, o autor do golo solitário, e Martim Fernandes, ambos devido a lesão.
Se a equipa treinada pelo italiano Francesco Farioli bateu sem dificuldade o Vitória de Guimarães no primeiro jogo de 2025/26, ainda em agosto, o segundo confronto da época, no início de dezembro, terminou com o triunfo dos minhotos, nos 'quartos' da Taça da Liga, por 3-1, também no Estádio do Dragão.
Os vimaranenses causaram mais surpresa na 'final four' da competição, na qual se impuseram ao Sporting nas meias-finais e ao Sporting de Braga na final, ambos por 2-1, erguendo pela primeira vez a Taça da Liga e conquistando o terceiro troféu nacional, depois da Supertaça, em 1988, e da Taça de Portugal, em 2013.
O Sporting procura começar a segunda metade do campeonato melhor do que terminou a primeira, com um empate 1-1 na visita ao Gil Vicente, e o Casa Pia parece ser o adversário indicado, apesar de ter aproveitado a pausa para substituir a equipa técnica multidisciplinar liderada por Gonçalo Brandão pelo treinador Álvaro Pacheco.
Os casapianos, que perderam na primeira volta por 2-0 com a formação orientada por Rui Borges, são a primeira equipa acima da 'zona vermelha' da classificação e não esperarão facilidades em Alvalade, ainda que as únicas três vitórias conquistadas na I Liga tenham sido obtidas na condição de visitante.
Após as eliminações nas meias-finais da Taça da Liga (derrota por 3-1 com o Sporting de Braga) e da Taça de Portugal, o Benfica procura interromper o ciclo negativo em Vila do Conde, onde o treinador José Mourinho não deverá contar com o médio Richard Ríos, que se lesionou frente ao FC Porto.
As 'águias', que não terão esquecido o empate 1-1 concedido na compensação do encontro da primeira volta na receção ao Rio Ave, podem ficar com a época comprometida no primeiro mês de 2026 (a continuidade na Liga dos Campeões afigura-se complicada) e começam a olhar para o segundo lugar da I Liga como um objetivo mais razoável.
O Sporting de Braga, que foi eliminado na quarta-feira da Taça de Portugal pelo Fafe, da Liga 3, quatro dias depois do desaire ante o rival minhoto na final Taça da Liga, espera quebrar no domingo o ciclo de três jogos sem vencer no campeonato, no terreno do Tondela, penúltimo colocado.
Os 'arsenalistas', quintos posicionados, procuram desalojar do quarto lugar o sensacional Gil Vicente, que recebe no sábado o Nacional (13.º), apesar de estarem também acossados por outras duas equipas do distrito de Braga: Moreirense (sexto), que visita no sábado o Alverca (11.º), e Vitória de Guimarães.
Programa da 18.ª jornada:
- Sexta-feira, 16 jan:
Sporting - Casa Pia, 20:15
- Sábado, 17 jan:
Gil Vicente -- Nacional, 15:30
AVS -- Arouca, 18:00
Alverca - Moreirense, 18:00
Rio Ave -- Benfica, 20:30
- Domingo, 18 jan:
Santa Clara -- Famalicão, 14:30 locais (15:30, horas de Lisboa)
Tondela - Sporting de Braga, 18:00
Vitória de Guimarães - FC Porto, 20:30
- Segunda-feira, 19 jan:
Estrela da Amadora - Estoril Praia, 20:15













