FC Porto e Farioli esclarecem saída de Alberto Costa ao intervalo
- 23/12/2025
O FC Porto emitiu, ao final da noite de segunda-feira, um curto comunicado, através das plataformas oficiais, no qual desvendou o motivo pelo qual Alberto Costa foi substituído por Francisco Moura, ao intervalo do categórico triunfo conquistado na visita ao Alverca, por 0-3, em jogo a contar para a 15.ª jornada da I Liga.
O emblema azul e branco esclareceu que o lateral-direito adquirido à Juventus, no passado mercado de transferências de verão, a troco de uma verba na ordem dos 15 milhões de euros (que pode vir a ascender aos 16 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos), "está a contas com uma virose", pelo que "irá continuar sob a vigilância do Departamento de Saúde", "nos próximos dias".
Uma versão que, de resto, foi corroborada pelo próprio treinador, o italiano Francesco Farioli, na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final: "O Alberto Costa sentiu-se um pouco doente antes do jogo e ao intervalo disse que não se sentia confortável para continuar. Não quisemos correr riscos".
"Não coloquei o Francisco Moura a titular porque ele teve um pequeno problema. Ele não treinou no início da semana devido a alguns problemas físicos, mas esteve muito bem, ontem, e planeámos gerir 45 minutos para cada um", acrescentou, perante os jornalistas, quando questionado sobre a decisão.
João Pinheiro 'passou ao lado'
Este encontro ficou, de resto, marcado pelo regresso aos relvados de João Pinheiro, o árbitro que ficou diretamente ligado ao triunfo (e consequente apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal) conquistado pelo Sporting, na deslocação ao Estádio de São Miguel, sobre o Santa Clara, por 2-3, na passada quinta-feira.
O juiz filiado na Associação de Futebol de Braga foi alvo de intensa contestação por parte dos adeptos dos dragões, que o assobiaram assim que subiu ao relvado, para realizar os habituais exercícios de aquecimento, e que lhe teceram (audíveis) insultos, assim que recolheu aos balneários, após o final do encontro.
Uma ação de contestação sobre a qual, no entanto, Francesco Farioli recusou alongar-se em comentários, na sala de imprensa do Complexo Desportivo do Alverca: "Sobre a arbitragem, a minha posição e a do clube estão totalmente alinhadas. Já disse o que tinha a dizer, e não vale a pena acrescentar mais nada, agora".
André Villas-Boas foi ao balneário "dar moral"
A terminar, Francesco Farioli agradeceu ao presidente do FC Porto, André Villas-Boas, o facto de ter ido ao balneário, falar com a equipa, na sequência de um resultado que lhe permite partir para o Natal na liderança do campeonato nacional, com oito pontos de vantagem sobre Sporting (que ainda vai visitar o Vitória SC) e Benfica (que bateu o Famalicão, por 1-0).
"O presidente está sempre ali para falar com a equipa e dar moral, é algo que acontece regularmente, e está sempre por perto, não apenas nos jogos, mas também nos treinos. É muito importante ter esta ligação com a direção e todos estarem juntos", rematou.
Leia Também: FC Porto cumpre em Alverca e afasta-se (ainda mais) de Sporting e Benfica













