FC Porto 'CANta' por Nigéria e Camarões para resolver duplo imbróglio
- 02/01/2026
O CAN2025 entra já amanhã, sábado, na fase a eliminar, depois de uma animada fase de grupos, e os responsáveis do FC Porto estão particularmente interessados no que vai acontecer nos jogos que envolvem a Nigéria e os Camarões. Os motivos? Zaidu Sanusi e Danny Namaso.
Ambos os jogadores têm contrato com o FC Porto, pese embora vivam, atualmente, situações diferentes. Ainda assim, tanto Zaidu como Namaso estão na montra, nesta edição da Taça das Nações Africanas, uma vez que uma boa campanha pode significar um possível lucro financeiro, num futuro próximo, quiçá, já neste mês de janeiro.
O lateral esquerdo da Nigéria, que vai defrontar Moçambique, de Geny Catamo (Sporting), na segunda-feira, participou em dois dos três jogos disputados pela sua seleção na competição que decorre em Marrocos, mas apenas em um deles foi titular.
Foi logo na partida de arranque da Nigéria, diante da Tanzânia (2-1), que o lateral do FC Porto alinhou de início, mas, nos jogos seguintes, acabou relegado ao banco de suplentes, com Bruno Onyemaechi, ex-Boavista, a roubar-lhe a titularidade.
De todo o modo, Zaidu poderá sempre somar minutos, caso a Nigéria consiga seguir em frente, no CAN, e espreitar uma eventual valorização.
Namaso tenta dar nas vistas
Se Zaidu tem tido uma utilização intermitente, Namaso tem sido, até aqui, aposta de início nos Camarões, apesar de ainda não ter marcado qualquer golo, ao cabo dos primeiros três jogos.
Emprestado, nesta temporada, aos franceses do Auxerre, o avançado de 25 anos tenta dar nas vistas, na prova africana, espreitando uma saída a título definitivo, no final da temporada.
Até ao momento, Namaso contabiliza dois golos e uma assistência em 14 jogos disputados pelo conjunto gaulês, que pagou um milhão de euros pelo seu empréstimo, ao FC Porto, no último verão.
Para já, o avançado natural de Reading, Inglaterra, tentará ajudar os Camarões a seguirem para os quartos de final do CAN, tendo duelo marcado com a África do Sul no domingo.
Montra para interessados
Tanto Zaidu como Namaso estão, assim, na montra até às respetivas campanhas de Nigéria e Camarões terminarem. O bom desempenho em Marrocos pode motivar o interesse de clubes, neste mercado de inverno, sendo que Namasso terá de cumprir o resto da temporada ao serviço do Auxerre.
Ainda assim, Namaso tem mais dois anos de contrato pela frente e muito dificilmente deve voltar a integrar o plantel do FC Porto, ao contrário do que aconteceu nas épocas de 2024/25, 2023/24, 2022/23 e 2021/22.
Por sua vez, Zaidu tem apenas mais um ano de contrato pela frente, e, por isso, pode sair, tanto em janeiro como no próximo verão, caso o FC Porto queira realizar um encaixe financeiro.
Farioli só quer ver Zaidu depois da final
A meio do mês de dezembro, Francesco Farioli, treinador do FC Porto, admitiu que perder Zaidu a meio da temporada estava longe de ser uma situação "ideal", mas não deixou de expressar a vontade de só voltar a ver o jogador nigeriano após a final da Taça das Nações Africanas.
"Estamos felizes pelo Zaidu representar o seu país nesta competição importante. Claro que não é ideal, porque estamos a meio da época, mas no fim de tudo faz parte do jogo. Estamos a torcer por ele e esperamos que volte como campeão africano", atirou Farioli, na antevisão ao encontro do FC Porto diante do Estrela da Amadora, a 14 de dezembro.














